Geral

Servidores do Detran paralisam atividades e atendimentos ficam suspensos em Alagoas

Atendimento nos postos avançados da capital e interior, junta médica, banca examinadora e vistoria estarão suspensos

Por 7 Segundos Maceió 30/11/2017 10h10
Servidores do Detran paralisam atividades e atendimentos ficam suspensos em Alagoas
Servidores do Detran suspendem atividades nesta quinta (30) - Foto: Divulgação/Sindsdal

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) decidiram paralisar as atividades do órgão, na manhã desta quinta-feira (30). A categoria reinvidica reajuste salarial, a realização de um concurso público para a entrada de 140 novos servidores, autonomia financeira e administrativa do órgão e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras (PCC).

Com a paralisação, os serviços de atendimento nos postos avançados da capital e interior, junta médica, banca examinadora e vistoria estarão suspensos por 48 horas. Em Arapiraca, dezenas de candidatos foram surpreendidos com o cancelamento do exame prático na manhã de hoje. 

Ketryn Sabrina saiu da cidade de Teotonio Vilela por volta das 5h para fazer as provas. "Passei quatro meses na fila de espera. Já estou habilitada para moto e quando chego aqui acontece esse absurdo. O governo não dá uma explicação", desabafa.

A jovem diz ainda que não foi informada por nenhum examinador sobre o cancelamento das provas. "A gente sai de uma cidade longe, perde o dia de trabalho e não resolve nada", complementou Ketryn.

Jacyel Cavalcante, de 21 anos, residente do povoado Folha Miúda que pertence a cidade de Craíbas, também faltou o serviço para fazer a prova. "Faz dois meses e cinco dias que espero pelo exame para a categoria D. Não tive nenhuma informação sobre o cancelamento. Fiquei sabendo através dos candidatos e instrutores que passaram por aqui", afirma.

O diretor-presidente do órgão, Antonio Carlos Gouveia, informou que foi pego de surpresa com a paralisação dos funcionários e informa que a paralisação se torna descabida e desproporcional, tendo em vista que as conquistas da categoria podem ser alcançadas através do diálogo sem causar prejuízos aos usuários que desejam resolver pendências ligadas ao departamento de trânsito.

Gouveia justifica ainda, que todos os meses os salários são pagos ainda dentro do mês trabalhado e o concurso público e aumento salarial estão na mesa de negociação com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), não havendo portando razão para a suspensão dos serviços do Detran/AL.  

"Peço desculpas à população, obviamente, ainda que não tenha tido contribuido com nada disso, ainda que seja absolutamente contra tudo isso, mas eu não tenho condições de controlar o sindicato e muito menos os servidores do órgão que quiseram aderir a essa paralisação na reivindicação de ter essas compesações salariais como sendo justa e devida", declarou Gouveia.

Devido à greve, o atendimento aos usuários que possuem agendamentos de serviços e que por ventura da paralisação não foram realizados, será realizado em uma nova data que será divulgada. Em caso de dúvidas ou mais informações os usuários deverão acessar o site www.detran.al.gov.br.

Áudios

Pai de adolescente que morreu na AABB de Arapiraca fala com exclusividade ao 7 Segundos