Justiça

Preso apresenta TCC dentro do presídio, após ação da Defensoria Pública

Para o reeducando, o momento foi a realização de um sonho

Por 7 - Segundos - Maceió com Defensória Pública 05/12/2017 18h06
Preso apresenta TCC dentro do presídio, após ação da Defensoria Pública
Preso apresenta TCC dentro do presídio, após ação da Defensoria Pública - Foto: Fernanda Ferreira/Defensoria/AL

A Defensoria Pública atuou para a concretização de momento histórico para o Sistema Prisional Alagoano. Na manhã desta terça-feira, 05, o assistido E. D. M teve a oportunidade de apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso no ensino superior (TCC) dentro do Presídio Baldomero Cavalcanti. 

De acordo com a defensora pública Andrea Tonin, responsável pelo atendimento dos presos no Baldomero, a Defensoria tomou conhecimento que o reeducando necessitava apresentar o TCC do curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante uma visita de rotina ao presídio. 

“O reeducando informou que precisava apresentar o trabalho o mais rápido possível, devido ao prazo para conclusão do curso. Então nos passamos a atuar administrativamente para ajustar o procedimento, entramos em contato com os gestores e os familiares do reeducando auxiliaram com os tramites junto à Universidade, e conseguimos que ele apresentasse o TCC dentro do presídio”, conta a defensora.

“Momentos como esse demonstram que os órgãos responsáveis, como a Secretaria de Ressocialização, gestão penitenciária, a Defensoria e o judiciário estão sempre envolvidos e abertos a propiciar aos reeducandos oportunidades de crescimento. Esse reeaducando é a prova de que estudar é possível em qualquer lugar e em qualquer circunstância”, acrescenta.  

Para o reeducando E. D. M., que apresentou um trabalho sobre segurança no trabalho, o momento foi a realização de um sonho. 

“Sempre me interessei pela área e espero um dia puder atuar nela. Enquanto continuar preso pretendo continuar estudando e fazer outro curso superior, também quero continuar ensinando a outros reeducandos a ler e escrever”, pontua o assistido.