Educação

Quase dez mil alagoanos se inscreveram no Pronatec Voluntário em 2017

Mais de 70 cursos de capacitação são oferecidos gratuitamente, qualificando os estudantes para o mercado de trabalho

Por Agência Alagoas 06/12/2017 09h09
Quase dez mil alagoanos se inscreveram no Pronatec Voluntário em 2017
Com o crescimento do turismo no Estado, setor hoteleiro é oportunidade de emprego para milhares de alagoanos - Foto: Kaio Fragoso

Estar capacitado é essencial para ingressar no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que aproximadamente dez mil pessoas se inscreveram nos cursos do Pronatec Voluntário EAD (Ensino à Distância) neste ano de 2017 em Alagoas. Somente neste 4° e último lote, encerrado em 1º de dezembro, 1.450 pessoas tiveram acesso aos cursos.

É o caso da massoterapeuta Mirian da Silva, de 46 anos, que busca uma oportunidade de exercer mais uma atividade, dessa vez com carteira assinada. "Quanto mais conhecimento você tem, melhor é para encontrar oportunidades. Eu já trabalhei no comércio e sei o quanto a área de inspeção de qualidade é importante, por isso me inscrevi no curso", contou Mirian.

A expectativa de Mirian é que o curso de Inspeção de qualidade dê a ela a chance de voltar ao mercado de trabalho. "Trabalho independente com a massagem e preciso complementar minha renda. Gostaria de ter algo fixo e é isso que vou buscar com o curso", explica.

O Pronatec Voluntário EAD é uma iniciativa dos Ministérios do Turismo (Mtur) e da Educação (Mec). Em Alagoas, a pré-matrícula foi feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e as prefeituras de mais dez municípios alagoanos: Maceió, Coruripe, Maragogi, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Japaratinga, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Milagres e Penedo.

As vagas foram para mais de 70 cursos nas áreas de Recepcionista, Mensageiro, Gestão e Negócios, Segurança, Idiomas como Inglês e Espanhol, Recursos Naturais, Produção Industrial, Produção Cultural e Design, Infraestrutura, Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação e Ambiente e Saúde.

À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito fala da importância desses cursos para o mercado de trabalho.

"O turismo em Alagoas não para de crescer. Já é a segunda matriz econômica do Estado e isso gera novas oportunidades no mercado de trabalho. Com a qualificação oferecida pelo governo federal em parceria com o Estado, nós garantimos a esses estudantes mais chances de iniciar a sua carreira. A atividade turística requer profissionais capacitados e oferece salários acima da média do mercado. Isso é muito relevante porque eleva a qualidade de vida e o bem estar social da população", explica Rafael Brito.