Geral

Alagoas lidera taxa de mortes por armas de fogo entre menores de 19 anos no Brasil

Estudo sobre o cenário da infância e adolescência no Brasil foi divulgado nesta terça-feira (12)

Por 7Segundos 12/12/2017 12h12
Alagoas lidera taxa de mortes por armas de fogo entre menores de 19 anos no Brasil
Cerca de 30 crianças são assassinadas por dia no Brasil - Foto: Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil

Alagoas registrou a maior taxa de mortes por armas de fogo entre menores de 19 anos do Brasil, por grupo de 100 mil habitantes. É o que revela um estudo da Fundação Abrinq, divulgado nesta terça-feira (12). O levantamento também mostra que o estado está entre os três onde mais se matam crianças e adolescentes por arma de fogo.

O relatório "A Criança e o Adolescente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Marco zero dos principais indicadores brasileiros", foi elaborado com base em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), e usou dados do ano de 2015 para traçar as análises.

Alagoas possui a taxa mais alta de homicídios entre crianças e jovens por grupo de 100 mil habitantes. A taxa ficou em 36. Em segundo lugar se destaca Espírito Santo (33,7), e em terceiro Rio Grande do Norte (32,9). "As vítimas têm cor, classe social e endereço. São em sua maioria meninos negros, pobres, que vivem nas periferias e áreas metropolitanas das grandes cidades", diz trecho do relatório.

"Desde a violência doméstica a conflitos armados podem marcar o processo de desenvolvimento comportamental, emocional e psicológico de crianças e adolescentes. As consequências ainda podem marcar de maneiras nefastas e distintas a trajetória individual de meninos e meninas, que podem culminar no envolvimento desses com o 'mundo do crime' ou desencadear uma série de episódios de ansiedade, depressão, agressividade ou até severos traumas psicológicos nesses indivíduos quando adultos", diz o relatório.