Política

Cristiano Matheus é denunciado por lavagem de dinheiro, corrupção e estelionato

Por Redação 12/12/2017 17h05
Cristiano Matheus é denunciado por lavagem de dinheiro, corrupção e estelionato
Prefeito Cristiano Matheus - Foto: Marechal Notícias

Nesta terça-feira (12), após prestar depoimento da sede da Polícia Federal (PF), o ex-prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, foi indiciado pelo desvio de R$ 5,8 milhões. O político ainda está sendo acusado de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e estelionato qualificado, além de integrar organização criminosa.

Cristiano Matheus é apontado pela PF como parte do maior esquema envolvendo laranjas já investigado em Alagoas. A informação foi compartilhada, no último dia 05, durante a coletiva da operação Kali, da PF, para desarticular uma organização criminosa que tem como princípio ocultar bens, empresas e valores provenientes de recursos desviados do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e do Programa Nacional de Atenção ao Transporte Escolar (PNATE).

As denúncias correspondem ao período em que Cristiano Matheus estava à frente da prefeitura de Marechal Deodoro. A PF acredita que o esquema se perpetuou mesmo depois de Matheus deixar o cargo. Além de parentes do ex-gestor, amigos e funcionários estariam envolvidos no suposto esquema.

“Cardápio nefasto de práticas criminosas que dilapidaram e vilipendiaram cofres públicos de Marechal Deodoro e que agora são dirigidas para ocupar o patrimônio amealhado pelo crime e inviabilizar as investigações criminais. Rede de laranjas para impedir e dificultar os trabalhos investigativos da polícia. Organização criminosa dedicada a lavar dinheiro desviado dos cofres públicos,” foi como o delegado da Polícia Federal, Bernardo Gonçalves, descreveu o modus operandi da quadrilha durante a coletiva.