Cidades

Parque Municipal lança Trilha EcoVerão neste domingo (17)

Por 7 Segundos com Secom Maceió 14/12/2017 16h04
Parque Municipal lança Trilha EcoVerão neste domingo (17)
Visitas ao Parque Municipal poderão ser feitas no feriado e final de semana - Foto: Secom Maceió/ arquivo

O Parque Municipal de Maceió é um dos espaços mais procurados por atletas e amadores para a prática de atividades esportivas em meio ao verde e ao ar puro da reserva ambiental situada no bairro de Bebedouro. Para fortalecer esse potencial no período do verão e firmar o espaço como opção de esporte e lazer para os maceioenses e turistas, o Parque lança neste final de semana o projeto Trilha EcoVerão com uma programação voltada a crianças e adultos. A primeira edição acontece no domingo (17), às 09 horas, contando com o acompanhamento de instrutores e atividades específicas para os menores.

“A ideia é que os atletas e todos que gostem de atividades físicas levem seus filhos para um domingo diferente, conforme a proposta da Trilha EcoVerão. Os educadores ambientais recepcionarão as crianças e farão com eles uma trilha educativa. Enquanto isso, durante a atividade com os menores, os pais participarão de um alongamento com instrutores esportivos e ficarão livres para correr, caminhar, se exercitar na academia pública do Parque. Na programação, os visitantes tamvém poderão acompanhar a alimentação dos jacarés no lago onde vivem os animais”, explica Fábio Palmeira, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), pasta que é responsável pela administração da reserva ambiental.

Contando com o apoio da Revista Suor & Bem Estar, a Trilha EcoVerão será aberta ao público, sem a necessidade de inscrição prévia e sem limite de idade para participação. Independente de seguir o percurso da atividade, o visitante poderá aproveitar o Parque no domingo, no entanto não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas, medida que é adotada todos os dias e tem o monitoramento de fiscais e guardas. O acesso de carro permanece limitado e será permitido apenas às pessoas com dificuldades de locomoção ou casos especiais.

Para a atividade, Fábio Palmeira orienta que os participantes sejam pontuais e compareçam antes das 09 horas, facilitando a integração do grupo. O secretário-adjunto também acrescenta que é importante a utilização de roupas leves e tênis, proteção com repelente e protetor solar, além de se manter hidratado durante o percurso.

Parque Social

A Trilha EcoVerão também vai contribuir com o projeto Parque Social, uma iniciativa que foi lançada este ano pela Semds para colaborar com causas sociais em Maceió a partir de ações realizadas no Parque Municipal. A partir desta iniciativa, será feita a arrecadação de ração para cães e gatos, alimento que será entregue à Comissão de Bem Estar Animal, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), como colaboração à campanha solidária Natal Sem Fome 2, que busca arrecadar alimentos para animais abandonados.

“Pedimos a colaboração de todos os visitantes com a contribuição de um quilo de ração para doação a animais abandonados. Já fizemos a arrecadação de alimentos e de brinquedos, agora vamos utilizar mais uma ação em prol de outra causa, que é também de grande importância. É uma forma de ajudar contando com o apoio daqueles que usufruem dos atrativos ofertados pelo Parque Municipal de Maceió”, acrescenta Fábio Palmeira.