Saúde

Anvisa libera aplicação de vacinas em farmácias de todo o país

Estabelecimentos deverão registrar informações nos cartões de vacinação e poderão emitir certificados com validade internacional

Por Veja 15/12/2017 08h08
Anvisa libera aplicação de vacinas em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias devem disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos oferecidos - Foto: //iStock

As farmácias e drogarias vão poder oferecer o serviço de vacinação, segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência ampliou para todo o país uma autorização que já era regulamentada em estados como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.

A resolução estabelece exigências para estabelecimentos de saúde que vão oferecer o serviço. Além de registrarem as informações nos cartões de vacinação, farmácias e drogarias também poderão emitir certificados internacionais de vacinação.

Os estabelecimentos devem ainda disponibilizar aos clientes o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos oferecidos, além de manter ambiente refrigerado para armazenar as doses e adotar cuidados no transporte.

Também será obrigatório contar com um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, que devem passar por capacitações constantes. Para oferecerem os serviços de vacinação, os estabelecimentos devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES).