Cidadania

Semas orienta sobre doações à população de rua

Por 7Segundos 17/12/2017 14h02
Semas orienta sobre doações à população de rua
Semas orienta sobre doações à população de rua - Foto: Cortesia

Preocupada com o aumento no fluxo de pessoas em situação de rua neste final de ano em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) orienta a população a fazer doações através de instituições credenciadas. A doação direta dificulta o resgate do projeto de vida delas e fomenta a permanência na situação de rua.

A Semas mantém uma campanha permanente de orientação à população. O ‘Promova Cidadania, Não Dê Esmola’ tem como objetivo promover a conscientização da população e intensificar o atendimento às pessoas que estão em situação de rua da capital.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que a campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar, mas orientar a população a contribuir com o trabalho sistemático que é feito pela Prefeitura de Maceió com este público. “Nós trabalhamos para reconstruir o projeto de vida dessas pessoas e precisamos da colaboração de todos para que essa rede de atendimento dê certo”, disse Celiany.

Para reforçar este trabalho de atendimento à população de rua, a Semas ampliou esta semana o trabalho de Abordagem Social, passando a contar com equipe em horário ampliado, até às 22h, diariamente.

“Já percebemos o aumento no fluxo de pessoas praticando a mendicância na porta de supermercados, farmácias, restaurantes. Entendemos que as pessoas acabam são tocada pela solidariedade, mas queremos orientar a fazer esta doação, pois este ato de doar diretamente, contribui para a permanência das pessoas nas ruas. Paralelo a isso, estamos intensificando as ações nas ruas de Maceió para tentar retirar estas pessoas da situação de vulnerabilidade extrema, oferecendo abrigo e encaminhamentos para a saída de forma consistente da situação de rua”, explicou a coordenadora geral de Atenção à Pessoa em Situação de Rua da Semas, Priscila Guimarães.

Clicando aqui, as pessoas têm acesso a lista com contato de mais de 60 instituições que têm trabalhos voltados para a população em situação de rua.

Serviços

A Semas conta com duas unidades de Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop. No espaço, a população em situação de rua conta atendimento especializado e atividades direcionadas para o desenvolvimento de relações sociais e habilidades pessoais, com o intuito de fortalecer vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Os Centros têm estrutura de apoio de banheiro – com espaço para banho e higiene pessoal -, lavanderia, refeitório, atendimento psicológico e socioassitencial e área de convivência.

A população também pode contribuir, ligando para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas no 0800 284 8048, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Seas é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social e dois psicólogos, que atendem a demanda de população de rua de toda a cidade.

Inicialmente, a equipe de Abordagem Social identifica a localização das pessoas. Depois, orienta e procura sensibilizar sobre os riscos pessoais e sociais de morar na rua. Após ser constatado o risco social, a pessoa que se encontra em situação de moradia nas ruas de Maceió conta com a disponibilidade de diferentes serviços. Entre eles, os relacionados ao acolhimento institucional, o retorno para a cidade de origem e a reinserção familiar.

A população de rua em Maceió dispõe ainda de duas unidades de acolhimento institucional. Uma que atende a pessoas adultas em situação de rua e outra voltado para famílias em situação de rua.

Endereços:

CENTRO POP I – Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá.

CENTRO POP II – Avenida Tomás Espíndola, número 86, Farol.

CASA DE PASSAGEM  Professor Manoel Coelho Neto (conhecido como Albergue Municipal) – Avenida Comendador Leão, sem número, no Poço.

CASA DE PASSAGEM FAMILIAR – Ladeira Rosalvo Ribeiro, 87, Centro (antiga ladeira da Catedral).