Polícia

PF descobre agentes federais envolvidos com contrabando no aeroporto do Galeão

Dois policiais são irmãos e outro policial ia se aposentar quando investigadores descobriram irregularidades. Suspeitos contrabandearam eletrônicos, telefones celulares e até cabelo.

Por G1 21/12/2017 15h03
PF descobre agentes federais envolvidos com contrabando no aeroporto do Galeão
Aeroporto do Galeão - Foto: Divulgação

A Coordenação de Assuntos Internos da Corregedoria da Polícia Federal, em Brasília, prendeu, na sexta-feira (15), o agente federal Paulo Sérgio Nascimento. O policial é suspeito de contrabandear equipamentos eletrônicos do exterior para o Brasil. A porta de entrada era o aeroporto internacional Tom Jobim, Galeão. Além do agente, outros dois policiais, lotados na Delegacia da PF no aeroporto, respondem a processo por atuar no esquema de trazer irregularmente ao país computadores, iPhones e até cabelo.

De acordo com as investigações das equipes da corregedoria, os policiais não transportavam os equipamentos. Os três agentes abriam portas ou indicavam caminhos que os suspeitos de contrabando deveriam seguir dentro do aeroporto para burlar a fiscalização. Em alguns casos, os policiais suspeitos iam buscar os "mulas" logo depois que eles desciam das aeronaves para escoltá-los até a saída do Galeão.

Nesta semana, na terça-feira (19), a Polícia Federal realizou o que chamou da maior operação de combate à corrupção no aeroporto internacional. Até a noite desta quarta-feira (20), 29 pessoas haviam sido presas suspeitas de tráfico de drogas e contrabando.

A ação desta semana nada tem a ver com o trabalho que a Corregedoria da Polícia Federal tem feito no aeroporto. Quando Paulo Sérgio foi preso faltavam dez dias para ele se aposentar. A investigação descobriu que o agente auxiliou na entrada irregular no país de 270 placas de memória de computador, oito iPhones, dois notebooks e cinco aparelhos de endoscopia. Os produtos foram trazidos, de acordo com as investigações, por Marco Antônio Moura Simão.

Tags: