Geral

Levantamento aponta os dez bairros com maior incidência de acidente de ônibus

Por Redação, com assessoria 04/01/2018 08h08
Levantamento aponta os dez bairros com maior incidência de acidente de ônibus
Mapa de calor gerado pelo software - Foto: Divulgação

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) criou um software para georreferenciar os acidentes envolvendo o transporte público na cidade de Maceió, o que possibilita, de forma multissetorial, um estudo de caso sobre os eventos.

O levantamento busca apontar as áreas críticas onde o número de sinistros é maior e, posteriormente, resolver as possíveis causas com as equipes de engenharia, educação de trânsito, divisão de levantamento de acidentes e estatísticas e outros.

Depois de colher dados sobre os mais variados tipos de acidentes nos principais pontos da capital alagoana, a equipe da Assessoria obteve um mapa de calor que indica horário, dias da semana, meses e locais onde as colisões acontecem com maior frequência.

A começar pelos bairros onde a incidência foi maior durante o ano de 2017 foram identificados 10 pontos críticos, sendo eles nas localidades do Benedito Bentes, Jacintinho, Serraria, Barro Duro, Gruta de Lourdes, Farol, Centro, Jaraguá, Cruz das Almas e Jatiúca, tendo esse último, duas vias que chamaram atenção.

No que diz respeito ao dia e ao mês onde os acidentes com transporte público ocorreram, a quinta-feira e o mês de Maio do ano passado foram os líderes na estatística. Outro dado interessante é que a maioria das colisões nestes pontos críticos é com automóveis e em 63% das vezes a culpa não é do motorista do coletivo.

De todas as colisões registradas, no trecho das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, 70% delas ocorrem na faixa exclusiva para circulação de transporte público. E, neste caso, a maioria das ocorrências e choques ocorre com automóveis, onde 59% das vezes a culpa não é do motorista do coletivo, sendo que os outros 41% não são necessariamente responsabilidade do operador.

Ainda sobre a faixa exclusiva, o dia que se destacou em ocorrência de sinistro foi a terça-feira e os meses de Janeiro e Maio ficaram empatados nesse quesito.

O número alto de acidentes na faixa exclusiva pode indicar um mau uso por parte dos condutores de automóveis, situação que será investigada pela SMTT.