Geral

Maior índice de afogamentos e de crianças perdidas é na Praia do Francês, diz CB

Os militares estão sempre uniformizados na tentativa de ajudar os pequenos perdidos

Por Esmerino de Lima - Estagiário* 06/01/2018 07h07
Maior índice de afogamentos e de crianças perdidas é na Praia do Francês, diz CB
Ações do CB para identificar crianças nas praias do estado - Foto: Divulgação

Com a chegada do verão o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) intensifica as ações de prevenção nas praias do Litoral Sul, Norte e na Capital alagoana, na tentativa de prevenir os riscos de afogamentos e de crianças que se perdem dos pais. De acordo com o órgão, essa época do ano aumenta o número de ocorrências.

Os bombeiros atuam principalmente na prevenção e somente no dia primeiro de janeiro já foram realizadas mais de mil ações preventivas. Com orientações sobre locais seguros para banho, indicações de locais onde há correntes de retorno e, principalmente, o cuidado com as crianças.

 O próprio CB divulgou  o saldo de 21 casos de ocorrências de crianças desaparecidas entre as praias do Francês e Maragogi. Segundos os dados, esse crescimento aumenta em grandes feriados e fins de semana, pelo maior fluxo de pessoas nas praias.

Como parte dos casos são resolvidos no mesmo dia, muitas vezes os agentes não registram essas ocorrências nos sistemas do CBMAL, indicando que esse número pode ser maior do que o registrado.

A orientação é que as pessoas sempre mantenham a atenção voltada para seus filhos quando estiverem na praia, basta um segundo de descuido para que elas saiam do campo de visão dos pais. Por isso, é de grande importância que, ao chegar na praia, os pais apontem pontos de referências para as crianças, auxiliando-as a identificar a localização de seus parentes.

Para melhorar a identificação, os militares estão sempre uniformizados na tentativa de ajudar os pequenos perdidos.

Ainda conforme o órgão, a maior parte dos afogamentos decorre de pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas e se sentem confiante demais, mas não estão com o corpo ou mente em condições de enfrentar qualquer adversidade dentro da água.

Dados do Hospital Geral do Estado (HGE) pontam que desde o natal até a virada do ano três pessoas deram entrada vítimas de afogamentos. Enquanto outros cincos casos resultaram em vítimas fatais, todas no interior de Alagoas.

Alerta

A praia com maior índice de afogamentos e de crianças perdidas é a praia do Francês, no Litoral Sul.

A equipe do CB com guarda-vidas está nas praias do Mirante da Sereia, Guaxuma, Jatiúca, Avenida (rodantes) e Francês.

Hoje contamos com guarda-vidas no mirante da Sereia, Guaxuma, Jatiúca, Avenida (rondantes) e Francês.