Tecnologia

É novo na cidade e quer se virar sozinho? Veja a lista de apps mais indicados

O 7Segundos preparou uma lista de aplicativos úteis e fáceis de baixar e usar

Por Julita Bittencourt *estagiária 14/01/2018 08h08
É novo na cidade e quer se virar sozinho? Veja a lista de apps mais indicados
Hand Talk - Foto: Reprodução/Internet

Já imaginou chegar sozinho em uma cidade desconhecida e perceber que se a viagem tivesse sido melhor planejada isso poderia te livrar de certos apuros? Pois é, com as férias de final de ano e a chegada do verão, muitos turistas chegam afobados a Maceió e só quando estão em solo alagoano se dão conta de que ter acesso a algumas informações básicas poderiam facilitar as coisas.

Com tanta tecnologia ao nosso redor e cabendo tudo na palma da mão, o 7Segundos resolveu dar aquela forcinha aos aventureiros e fez uma lista dos aplicativos mais bacanas para você se virar sozinho e descobrir lugares e serviços que vão te ajudar a se sentir mais seguro para explorar nossa cidade.

Confira os aplicativos que vão te deixar passear pela cidade sem se perder, nossos espaços de lazer, comida regional, conheça o Quiz Alagoas e aprenda brincando sobre a história da cidade e seja apresentado ao aplicativo alagoano mais famoso e premiado internacionalmente, Hand Talk, criado especialmente para surdos-mudos.

Entre nessa onda e tecle sempre!

Mobilidade

O Nativoo – Guia Maceió

É um app criado especialmente para turistas. Com ele você pode criar seu próprio roteiro de viagem, programar passeios turísticos por todo estado e encontrar os melhores restaurantes, hotéis, atrações turísticas e passeios em Maceió. Além de dar de ofertas promocionais na rede hoteleira, o Nativoo indica as atrações turísticas mais visitadas do momento. Com o Guia Maceió, criado pelo grupo Nativoo, o próprio usuário pode criar seu itinerário de passeio pela capital alagoana e por todo o estado. Tudo baseado nos seus gostos. Disponível na versão Android e dispositivos iOS.

Funciona bem.

Moovit

Presente em mais de 1.200 cidades, é o app número um de transporte público do mundo e já está disponível em Maceió. Através dele é possível encontrar as linhas e estações de ônibus e do VLT. Conferir também os horários de partida e as previsões de chegada, alertas de serviço e rotas detalhadas no mapa, para saber exatamente como chegar a qualquer lugar de Maceió. Ele também informa sobre a melhor linha e até o melhor meio de transporte para chegar às atrações mais visitadas e às avenidas mais populares da capital alagoana, tudo isso utilizando apenas transporte público. Um alívio para o bolso do turista, que pode pagar menos e conhecer mais. O Moovit pode ser acessado pela versão online  e também está disponível para android e dispositivos iOS. Funciona bem.

Cittamobi

Desenvolvido em solo alagoano, o Cittamobi é uma plataforma lançada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito ( SMTT) de Maceió. Com o Cittamobi, turistas e nativos podem conferir as linhas, as paradas e horários dos coletivos de Maceió. O app serve só para quem quer pegar ônibus. Tem a versão online e disponível para Android e dispositivos iOS.

Funciona bem.

Alimentação

Abrafood

Na hora que bater aquela fome é só acessar o Abrafood. Se você não quer sair da comodidade do seu hotel ou pousada, mas a barriga tá roncando, fica tranquilo. Além do iFood, conhecido nacionalmente, a novidade no ramo de delivery na capital alagoana é o Abrafood. Lançado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o aplicativo, que já funcionava em outras capitais do país, começou a funcionar em Maceió no dia 19 de dezembro de 2017.

O app é gratuito e os consumidores não pagam taxa de entrega. Integram o app 18 bares e restaurantes associados da Abrasel/AL: Fusion, Boss, Empório do Horto, Big Pastelito, Imperador dos Camarões, Dooper, Vivenda do Camarão, Margheritta Pizzaria, Forneto, Kaskão, Sabatelli, Frango Americano, Kansai, Tomate Caqui, Sanduba do Careca, Chino Pop, Montagus e La Rosa Mexicana.

O app chegou à capital alagoana oferecendo benefício para o bolso dos consumidores e dos empresários. Para o presidente da Abrasel/AL, Thiago Falcão, o principal benefício é que o Abrafood não cobra percentual sobre as vendas, ou seja, reduz expressivamente o custo operacional do delivery, livrando os associados de taxas abusivas cobradas por outras plataformas desse segmento. E quem ganha com isso é você. A Abrasel afirmou ao 7Segundos que o app manterá promoções permanentes para usuários do Abrafood, disponível tanto para dispositivos iOS quanto para Android, além de ser seguro e prático de usar.

Funciona bem.

Lazer

CineMaceió

Se você está de passagem por Maceió ou Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e não quer perder aquele filme que está em cartaz, agora ficou mais simples e prático com o aplicativo CineMaceió. Com ele é possível checar, de forma prática, fácil e sem precisar sair do seu conforto, os horários das sessões de todos os filmes que estão em cartaz nas salas de cinemas em Alagoas. O CineMaceió foi lançado em 2016 e está disponível para Android e dispositivos iOS.

Funciona bem.

Aplicativos Alagoanos

Costa dos Corais – Alagoas

Alguns aplicativos que entram na nossa lista dos melhores e mais seguros não foram desenvolvidos apenas para Alagoas, mas por alagoanos. Viciado em apps, o 7Segundos escolheu o nosso ‘queridinho’.    

Lançado pela Costa dos Corais Convention & Visitors em 2015, a plataforma é um guia online e o mais incrível, funciona mesmo sem conexão com a Internet. Ele leva nosso troféu de mais ‘queridinho’ e completo app alagoano.

Nele são encontrados diversos dados e informações sobre Alagoas: praias e outros atrativos turísticos, galeria de fotos de lugares paradisíacos, dicas de hospedagens e restaurantes, além de serviços e dicas de compras para alimentos e produtos da terra.

O diferencial, além de poder usá-lo sem acesso à Internet, é que ele traz informações sobre a região da Costa dos Corais. Com esse app dá para encontrar notas sobre a Área de Proteção Ambiental (APA), sobre o Conventions e Visitors Bureau, além do Comitê Ambiental da Costa dos Corais Convention e até mesmo sobre o Prêmio Braztoa de sustentabilidade. Ele oferece a turistas e nativos noções básicas de sustentabilidade, proteção e preservação do meio ambiente e da região onde vivemos.

Também tem disponível referências básicas dos municípios que se destacam na Costa dos Corais, como: curiosidades, onde se localiza e como é a gastronomia. O usuário ainda pode conferir a tábua de maré, o mapa da região e informações sobre o Festival da Lagosta, muito famoso no Litoral Norte.

Ainda dá para conferir o contato de algumas agências de turismo e receptivos que fornecem serviços para a região Norte e até a sintonia de rádio locais.

Ainda tem dicas gerais de opções de lazer, onde e o que comprar. Mas não é só isso, ele também informa números de telefones locais em casos de emergências e para a sua segurança, além dos contatos para serviços de saneamento e energia, serviço de correio e cartório, de transporte terrestre e até aéreo. Quer mais? Ainda tem informes sobre Disque Denúncia e Proteção à Infância, através do Disque Direitos Humanos.

Ah, quase esquecemos, o app está disponível nas plataformas Android e IOS e funciona bem demais.

Turismo Alagoas

O aplicativo foi lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Alagoas (Sedetur) em 2016. Ele permite acessar os horários de funcionamento de bares e restaurantes, a localização de hotéis e pousadas e descobrir como chegar até os pontos turísticos alagoanos, além de informações sobre o artesanato local. É mais uma ferramenta que auxilia na estadia do turista que visita o Estado. Disponível nas plataformas IOS e Android.

A equipe técnica da Sedetur também recomenda aos leitores do 7Segundos, os aplicativos "Visite Alagoas", da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL) que também indica hotéis, passeios e destinos.

Funciona bem.

Quiz Alagoas

Se você é um turista do tipo ‘nerd’ você vai adorar o Quiz Alagoas. Criado por alunos da rede pública estadual, o Quiz Alagoas é um jogo de perguntas e respostas, onde é possível aprender sobre a história de Alagoas brincando. O game foi desenvolvido pelos estudantes Wallysson Rodrigues dos Santos, Ana Carolina Lopes Ferreira, Alessandro Gomes dos Santos, Rodrigo Tenório de Oliveira, Ane Caroline da Silva Fagundes e Erika de Araújo, Carlos dos Santos, estudantes do curso técnico de informática da Escola Estadual José Aprígio Vilela (EJAV), de município de Teotônio Vilela.

O aplicativo foi resultado de um Projeto Integrador (P.I) dos alunos de informática. Os estudantes tiveram cerca de três meses para finalizar o game que teve como tema os 200 anos de Alagoas.

“Eu me sinto realizado ao saber que pessoas possam jogar e aprender”, relata um dos criadores ao 7Segundos, contente com a possibilidade de turistas aprenderem mais sobre Alagoas com o aplicativo que ele ajudou a criar.

Nós conversamos com a diretora da EJAV, Lena Regina, que nos contou da alegria de incentivar projeto dessa natureza para os alunos, que continuará incentivando e que outros apps estão sendo desenvolvidos. “A apresentação (do aplicativo) foi belíssima. Fiquei muito emocionada com a empolgação deles”, contou a diretora

No momento, o quiz está disponível apenas na plataforma Android, mas a meta dos estudantes é expandi-lo também para as plataformas iOS e Windows.

Funciona bem.

Hand Talk

Por último, e não menos importante, o Hand Talk, aplicativo criado por alagoanos, reconhecido e usado internacionalmente. Em 2013 ele foi escolhido como o melhor aplicativo do ano na categoria Inclusão Social do prêmio WSA-Mobile, durante concurso promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.  

O app foi lançado por três jovens alagoanos: Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, no mesmo ano em que foi premiado. O Hand Talk é um app de inclusão social, no qual o carismático e intérprete desenho em 3D, que recebeu o nome de Hugo, faz a tradução simultânea de texto e voz para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são mais de 360 milhões de pessoas com deficiência auditiva no mundo. No Brasil, esse número é de quase 10 milhões de pessoas - cerca de 5% da população brasileira - segundo o Censo 2010, do IBGE.

Além de traduzir conteúdos para Libras ele também está presente em uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que transmite a crianças e adultos expressões e sinais em Libras.

Muito mais do que um aplicativo, a plataforma aproxima pessoas através da tecnologia e da comunicação, é um meio de inclusão usado em usado em salas de aula ou em qualquer lugar por meio de celular ou outras mídias móveis.

O Hand Talk é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Funciona bem.

INVESTIMENTO

Com o mercado de aplicativos em expansão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) afirma ao 7Segundos que tem buscado estimular na população em geral o interesse pela tecnologia e inovação. “Entre as ações principais está o nosso Polo de Tecnologia da informação que está sendo edificado no bairro do Jaraguá. Com isso buscamos criar um ambiente favorável à inovação tecnológica onde startups possam desenvolver suas ideias e alavancar o desenvolvimento de Alagoas por meio da tecnologia” afirma o secretário da pasta, Regis Cavalcante.