Saúde

Falta de reagente impede execução de exames de sangue no HGE

Uncisal culpa ‘crise de abastecimento’ pela escassez do produto

Por Amanda Dantas 15/01/2018 11h11
Falta de reagente impede execução de exames de sangue no HGE
HGE faz coleta, mas amostras se acumulam a espera de exame - Foto: Ilustração

Pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE) entraram em contato com o 7Segundos para denunciar a suspensão de exames de sangue naquela unidade de saúde por falta de reagente. Nossa equipe entrou em contato com a assessoria do hospital que nos informou que a coleta está sendo feita, mas que os exames são realizados no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), de responsabilidade de Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que confirmou a escassez do produto.

Procurada pelo 7Segundos, a Uncisal confirmou que o problema dever ser solucionado até o fim da semana. O reitor da Universidade, Henrique Costa, afirma que a falta de reagente é reflexo da ‘crise de abastecimento’. O reitor relatou ainda a Universidade já entrou em contato com fornecedores e que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) deve ajudar.

Sem dar detalhes de como seria a ajuda e se a compra de reagentes requer processo licitatório, Costa confirmou por meio de assessoria que espera a resposta de fornecedores e garantiu que o problema deve ser solucionado até o final desta semana, enquanto isso, os exames de sangue seguem suspensos no CPML do HGE.