Polícia

PF combate fraude na importação de equipamentos médicos em Maceió e Arapiraca

Por 7Segundos com G1 16/01/2018 12h12
PF combate fraude na importação de equipamentos médicos em Maceió e Arapiraca
Máquina apreendida - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira (16), uma operação de combate à fraude na importação de equipamentos médicos.

Ao todo, são cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em 47 cidades de 18 estados do país, além do Distrito Federal. Em Alagoas, estão sendo cumpridos dois mandados, um em Maceió e outro em Arapiraca.

Conforme a PF, esta é a segunda fase da Operação Equipos, deflagrada em setembro de 2017. Agora, ela foi batizada de Operação Zona Cinzenta. Segundo a PF, há uma organização criminosa que faz contrabando de equipamentos de diagnóstico médico por meio da Aduana de Controle Integrado (ACI) em Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense.

São cumpridos mandados em Santa Catarina, Alagoas, Amapá, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro,Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.

Na primeira fase da operação, foram apreendidos 24 equipamentos médicos clandestinos e identificado o destino de outros. Esta segunda fase usa os documentos e depoimentos coletados na primeira para os novos mandados.

Não há mandados de prisão. Ao todo, 244 policiais participam do cumprimento das medidas.

De acordo com a PF, a pessoa jurídica que emite as notas fiscais fraudulentas de faturamento dos equipamentos para os compradores brasileiros foi achada. Depois disso, as pessoas físicas e jurídicas que compraram equipamentos, entre 2011 e 2015, foram identificadas. Os mandados buscam a materialidade das provas.

Segundo a PF, um servidor da Receita Federal lotado em Dionísio Cerqueira é suspeito de receber dinheiro pela facilitação da quadrilha.