Geral

Sem respostas, cadeirantes protestam contra falta de acessibilidade no Centro

Integrantes da Associação de Cadeirantes cobram melhor acessibilidade em Maceió

Por 7Segundos 17/01/2018 11h11
Sem respostas, cadeirantes protestam contra falta de acessibilidade no Centro
Cadeirantes cobram acordo feito com a Semds - Foto: Angelo Farias/ 7Segundos

Integrantes da Associação de Cadeirantes interditaram o cruzamento da Ladeira dos Martírios com a Rua do Sol, em frente ao Palácio Museu Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, na manhã desta quarta-feira (17), em protesto contra a falta de mobilidade nas vias da cidade. Eles cobram da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Semds) um acordo feito em julho de 2017, que garante acesso a alguns pontos de ônibus e espaços público da capital alagoana, com foco no Centro.

O presidente da Associação e também cadeirante, André Dionízio, explicou ao 7Segundos que a Semds, se comprometeu durante reunião realizada no dia 17 de julho do ano passado a dar início às obras de mobilidade no primeiro dia do mês de setembro do ano passado. “O que mais nos causa revolta é que nenhum trecho, nenhum ponto que acordamos no documento foi feito. Nada. Nenhuma obra foi iniciada. Já estamos em janeiro de 2018 e não fomos atendidos em nada, ” relata Dionízio. Sem respostas, o grupo voltou a protestar na manhã de hoje.

Gerson dos Santos, que é cadeirante, informou ao 7Segundos que o grupo está na luta por acessibilidade desde 2012. "Somos consumidores e precisamos de calçadas e lojas acessíveis, com banheiros e provadores adptados. Às vezes, os ônibus tiram fino da gente porque somos obrigados a dividir a pista com os automóveis. A Justiça deu um prazo de 120 dias para que a Prefeitura cumprisse o acordo e mais uma vez eles não cumpriram", desabafou.

"Já fomos na prefeitura, marcamos reunião e nada. É só promessa e é por isso que estamos aqui, revindicando nossos direitos. Somos cidadãos, pagamos impostos, contribuímos também", complementou o cadeirante.

Por conta do protesto, o trânsito na localidade é caótico. A via só foi liberada por volta do meio-dia.

Em contato com a assessoria da Semds, o 7Segundos foi informado que o órgão está finalizando os trâmites do processo licitatório para a contratação da construtota que vai viabilizar os serviços de acessibilidade.

Leia a nota íntegra:

"A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) informa que está finalizando os trâmites do processo licitatório para a contratação da construtora que vai viabilizar os serviços de competência da pasta. Com isso, a Semds fará as adequações de rampas de acesso conforme discutido no ano passado com a Associação dos Cadeirantes de Maceió. A partir da contratação, a expectativa é de que as adequações sejam realizadas neste semestre."