Economia

Rui endurece fala e nega aumento de passagem até adequação de empresas

Por 7Segundos 26/01/2018 11h11
Rui endurece fala e nega aumento de passagem até adequação de empresas
Prefeito Rui Palmeira, na entrega de novos ônibus em Maceió - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió/Arquivo

Durante visita às obras de pavimentação de sete ruas próximas da Praça Padre Cícero, no bairro do Vergel do Lago, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) endureceu o discurso quando o possível aumento da tarifa de ônibus urbanos e negou qualquer alteração no valor da passagem até que as empresas cumpram todas as exigências da licitação.

O prefeito lembrou que as empresas são obrigadas pelos termos da licitação - executada há dois anos - a renovar 100% da frota, promover em sua totalidade o Sistema de Integração Temporal e formalizar consórcio entre as empresas.

Rui disse ter determinado à SMTT não tratar de nenhum reajuste até que os empresários cumpram o contrato. “Sem o cumprimento, não há o que se falar sobre reajuste”, ponderou o prefeito.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros de Maceió (Sinturb) protocolou um pedido de aumento dos atuais R$ 3,50, para R$ 4,02.

Na última terça-feira (23), o prefeito vetou um projeto da Câmara de Vereadores que pedia a retirada das catracas elevadas e da implantação de GPS nos ônibus, justificando que as exigências poderiam abrir espaço para os empresários pleitearem o aumento.  

“Caso as empresas concessionárias do serviço público de transporte público coletivo de passageiros sejam proibidas de instalar essas catracas elevadas (que é uma medida que visa combater a evasão de receitas) para que seja mantido o equilíbrio econômico-financeiro desses Contratos de Concessão, as mesmas pleitearão o aumento da tarifa paga pela população, para fazer frente à ausência de pagamento da tarifa por parte daqueles passageiros que passam por cima das catracas baixas”, diz trecho do veto.