Segurança

Farra com celulares em presídios alagoanos deve acabar

Governo confirmou compra de bloqueadores nesta quarta-feira (31)

Por 7Segundos 31/01/2018 13h01
Farra com celulares em presídios alagoanos deve acabar
Como medida de segurança, 600 presos são transferidos no Sistema Prisional de Alagoas - Foto: SSP

O Governo de Alagoas confirmou nesta quarta-feira (31) a compra de bloqueadores que deverão impedir o sinal de operadoras em aparelhos celulares no interior de presídios alagoanos. Os bloqueadores devem ser instalados nos presídios Cyridião Durval, Baldomero Cavalcanti e no Presídio de Segurança Máxima, o PSM2.

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), os detentos serão impedidos de realizar ligações, acessar as redes sociais e outros aplicativos de conversa.

O Governo do Estado também deve aderir ao equipamento ‘Body Scan’, capaz de fazer uma espécie de raio-X do corpo humano, só que mais detalhado do que os atuais aparelhos instalados nas unidades prisionais. O Body Scan é capaz de apontar possível entrada de material ilícito.

A Secretaria de Ressocialização se pronunciou sobre o assunto e confimou a compra dos equipamentos, ressaltanto que tudo passou por processo licitatório. A Seris disse ainda que até março deste ano os bloqeuadores devem ser instalados em todas as unidades prisionais de Alagoas. Leia nota na íntegra seguida da fala do coronel Marcos Sergio, gestor da pasta.

Está em trâmite o Processo licitatório 4105.070/2017, que tem por objeto o Registro de Preços para Locação de 15 Body Scan, já licitado e apto a contratar (Pregão Eletrônico AMGESP Nº 10.522/2017). O planejado é que a instalação dos equipamentos em todas as Unidades Prisionais de Alagoas ocorra até o fim de março de 2018.Todas as Unidades Prisionais de Alagoas possuem Máquinas de Raio-X (para revistas de objetos), raquetes e banquetas. Desde o início de 2015 o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem investido na modernização das ferramentas de trabalho do Sistema Prisional de Alagoas: viabilizamos junto ao Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN o recebimento de doação de 74 (setenta e quatro) detectores de metais portáteis para inspeção eletrônica, 02 (duas) máquinas de raio-X, 32 (trinta e duas) banquetas e 09 (nove) portais eletrônicos, para inspeção eletrônica; além disso, adquirimos 05 (cinco) equipamentos de raio-X para inspeção eletrônica, com recursos do BID/PROCONFIS. Foram fornecidos aos servidores penitenciários equipamentos adequados e suficientes para execução das atividades operacionais no Sistema Prisional Alagoano e ao mesmo tempo treinamentos para uso desses equipamentos e palestras sobre Direitos Humanos por meio da Escola Penitenciária de Alagoas, sobretudo as relacionadas com revista de objetos e pessoas que adentram nas Unidades Prisionais, melhorando a segurança e otimização do atendimento aos visitantes do Sistema Prisional.“O governador Renan Filho tem propiciado total apoio para fortalecer a segurança nos presídios, promover a justiça e tornar a ressocialização uma realidade no Estado. Para o êxito dessas missões, contamos com o empenho e dedicação dos agentes penitenciários que têm trabalhado diuturnamente para tornar Alagoas uma referência em gestão prisional no país. Os investimentos são permanentes e vamos continuar atendendo aquilo que preconiza a Lei de Execução Penal”, salienta o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas.

Apesar do anúncio da compra, o funcionamento até a chegada de equipamento e seu devido funcionamento, ainda deve durar alguns meses, mas a adesão do material deve acabar de vez com as ‘farras’ de celulares dentro de unidades prisionais de Alagoas.