Polícia

Polícia Militar quebra silêncio e fala sobre suposto esquema com guincho

Por 7Segundos 01/02/2018 12h12
Polícia Militar quebra silêncio e fala sobre suposto esquema com guincho
Suposto PM acusa superiores de esquema com guincho - Foto: Ilustração

A Polícia Militar se pronunciou na noite desta quarta-feira (31), por meio de nota, sobre áudio que tem circulado nas redes sociais de um homem que se identifica como policial militar lotado no 2° BPM, em União dos Palmares, e relata suposto esquema de favorecimento de serviço terceirizado com guincho, envolvendo um tenente-coronel e um coronel da corporação.

Segundo denúncia, o tenente-coronel Pantaleão - comandante do 2º BPM - e o coronel Albuquerque - comandante da região - teriam determinado a realização de blitze para apreensão de motocicletas que estivessem em situação irregular. A denúncia não envolve as blitze e as apreensões em si. O suposto esquema seria uma espécie de favorecimento de serviço terceirizado, uma vez que o guincho usado para transportar as motos apreendidas até o pátio do Detran pertenceria ao próprio coronel Albuquerque.

Em trecho do áudio, o suposto soldado classifica o episódio como “escandaloso e vergonhoso”. O suposto PM também relata a forma como funciona o esquema. “Os coronéis montam as operações em União dos Palmares e a tropa escalada tem que participar da nojeira toda”, diz trecho do áudio. O tal PM relata ainda que as motos são levadas para o pátio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) daquela cidade e que os condutores infratores, depois de quitar suas pendências com o Detran, devem se dirigir até o 2° BPM, onde realizam o pagamento no valor de R$ 100, correspondente ao guincho de seus respectivos veículos.

O homem que se identifica como PM ainda alerta que o suposto esquema é antigo e acusa o coronel Albuquerque da prática desde o tempo em que era lotado na cidade sertaneja de Santana do Ipanema. O PM diz ainda que o coronel respondeu no passado sindicância junto à PM pelo mesmo motivo.

“O coronel cancelou as permutas prejudicando todos os policiais que moram fora do estado, causando transtornos e gastos. E muitos estariam em quadro depressivo”, relata o policial que finaliza o áudio cobrando do Comando Geral e do Conselho de Segurança da PM, o fim do que ele chama de “patifaria”.

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, se pronunciou à imprensa por meio de nota.

Leia na íntegra

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, vem através desta nota informar que em relação aos áudios contendo denúncias sobre possíveis cobranças de valores através do serviço de guincho por oficiais da corporação na Cidade de União dos Palmares, este comando informa que vai instaurar procedimento administrativo para apurar a veracidade dos fatos, inclusive a autoria dos áudios visando a tomada das medidas.

A Assomal também se pronunciou

Nota de Repúdio

A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – ASSOMAL, diante do áudio que está circulando nos grupos de whatsapp acusando o tenente coronel Pantaleão - atual comandante do 2º BPM e o coronel Albuquerque - Comandante do CPAI-III de fazer uso da  máquina estatal para fins particulares na cidade de União dos Palmares - AL,  vem a público declarar seu repúdio e indignação a sentença aplicada aos Oficiais, sem a devida garantia do processo legal, princípio básico para qualquer cidadão brasileiro, por parte da sociedade a da Rádio Gazeta de Alagoas. As mensagens, sem identificação dos autores, onde um deles diz ser Policial Militar do 2º BPM, não apresenta prova inconteste para condenar aos Oficiais, todavia, tomadas como verdade pela empresa de comunicação que ajudou a propagar a denúncia, já foi o suficiente para condenar a imagem dos profissionais, que mesmo, posteriormente, ficando comprovada as suas inocências, carregarão essa mácula para o resto de suas vidas.

Somos do entendimento que é chegado a hora dos cidadãos de bem assumirem o comando e passar a limpo este país, mas sempre dentro do que reza as leis e a Constituição Federal. Fora disso, é arbitrário, imoral e indigno para uma sociedade que adotou como essência o Estado Democrático de Direito.

Não obstante, vale salientar que os mecanismos legais de denuncia hoje estão ao alcance do povo, quer seja por meio do ministério público, corregedoria, comissão de direitos humanos e, assim por diante. Não sendo a maneira mais republicana e aceitável a denúncia apócrifa, a qual  suscita diversas interpretações, inclusive, a de desconstruir o trabalho da segurança pública local, exercido por profissionais de ilibada conduta e que estão incomodando aqueles que vivem e pretendem continuar vivendo à margem da lei.

A matéria que também teve destaque hoje (31) na Rádio Gazeta Web, preocupa a ASSOMAL, por vê como a mídia trata um fato que pode repercutir negativamente na vida de dois profissionais da área de segurança pública de maneira tão amadora e sem o mínimo de respeito aos militares que sequer foram procurados para dar as suas versões.

Por oportuno, vale salientar que somos favoráveis a uma apuração isenta, ao tempo em que nos colocamos a disposição dos supracitados oficiais

Att.: Diretoria executiva da ASSOMAL.