Saúde

Após abastecimento, Hospital Helvio Auto retoma atendimento a pacientes do SUS

Situação deve ser normalizada à medida que os processos para aquisição de medicamentos sejam finalizados

Por 7Segundos, com Agência Alagoas 02/02/2018 20h08
Após abastecimento, Hospital Helvio Auto retoma atendimento a pacientes do SUS
Após abastecimento, Hospital Helvio Auto retoma atendimento a pacientes do SUS - Foto: Agência Alagoas

O Hospital Escola Helvio Auto recebeu, na tarde desta sexta-feira (2), medicamentos que vão garantir o funcionamento da unidade pelo período mínimo de um mês. Com o abastecimento, o hospital volta a receber pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vítimas de doenças infectocontagiosas.

O reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira Costa, acompanhou pessoalmente a entrega e ressaltou que a situação do Hospital Hélvio Auto deve ser normalizada à medida que os processos para aquisição de medicamentos sejam finalizados.

“Os medicamentos que chegaram hoje são, basicamente, antibióticos, que vieram de Belo Horizonte, de um fornecedor que ganhou o último processo de licitação. Essa ação, claro, não resolve definitivamente o problema, mas há um processo judicial que garante que a gente possa fazer compras de forma menos burocrática e fazer um abastecimento mais eficiente”, frisou.

De acordo com o reitor, uma compra emergencial vai suprir as necessidades imediatas, mas o controle de estoque e as compras por meio de licitação vão garantir que o atendimento ao público não seja prejudicado a partir de agora.

“Por um longo período, a gente ficou apagando incêndio, e isso não pode acontecer. A gente precisa criar mecanismos para evitar que essa situação não se repita. Nós iniciamos um processo emergencial e outro licitatório e nós acreditamos que, a partir do meio do ano, as coisas vão acontecer naturalmente”, acrescentou.

Durante a manhã, a Gerência Geral do Hospital Escola Helvio Auto se reuniu com o reitor Henrique de Oliveira Costa para tratar sobre o abastecimento da unidade e deliberar sobre a retomada dos atendimentos, após a reunião com membros do Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Alagoas.

A presença constante do reitor reitera o compromisso da nova gestão da Uncisal, que busca total integração com as gerências da unidade, para resolução célere das questões administrativas.

“Durante todo esse processo que enfrentamos tivemos total apoio da reitoria, com facilidade de acesso e parceria. O suporte da Uncisal foi preponderante para que pudéssemos solucionar a questão. O professor Henrique Costa e equipe buscaram a solução mais rápida que estava ao alcance para questão de abastecimento por meio de compras emergenciais”, explicou Rita de Cássia Rebelo, gerente-geral do Hospital Escola Helvio Auto.

Na próxima segunda-feira, às 11h30, no auditório do HEHA, o reitor Henrique Costa fará reunião com todos os servidores da unidade para tratar dos encaminhamentos judiciais a respeito do abastecimento contínuo do hospital.