Negócios

Alagoanos criam arte, aumentam a renda e mostram o orgulho de ser nordestino

Quadros, cadernos e camisetas personalizados são alternativas para começar um negócio de sucesso na internet.

Por Valtênea Araújo *Estagiária 03/02/2018 13h01
Alagoanos criam arte, aumentam a renda e mostram o orgulho de ser nordestino
Alagoanos criam arte, aumentam a renda e mostram o orgulho de ser nordestino - Foto: Reprodução/ Instagram

Empreendedorismo é a palavra chave para quem busca driblar a crise. Mas para ser empreendedor não basta apenas “querer” e sim, ter criatividade, disposição e uma grande capacidade para tomar decisões arriscadas.

Com o desejo de implementar novas idéias, o casal Carla Melo, de 32 anos e Paulo Cascaes, de 34 criaram a Caccau - Camisas Com Causa. A loja virtual foi criada por uma causa nobre, a cada camisa vendida, uma é doada. O projeto foi desenvolvido em 2016, adotando o capitalismo consciente. Foram mais de 200 doações no Estado de Alagoas em apenas sete meses de atividade.

No ano de 2017 a empresa passou por uma repaginação. As camisetas começaram a ser confeccionadas com frases mais regionais, palavras que todo nordestino gosta, seja de comer, seja de admirar, seja do nordeste. "Estamos aperreados para mostrar, ou melhor, estampar no peito, o que Alagoas tem de melhor: os alagoanos", explica Paulo.

A paixão por Alagoas

Alagoas – o nome que deu origem ao Estado deve-se a quantidade de rios e lagoas característicos do litoral alagoano. "Surgimos da necessidade de exaltar o orgulho em ser e viver nesse estado lindo. Inspiramos-nos na terra, no povo e no sotaque", completa Carla.

O casal fala da paixão que sente por alagoas e como surgiu a idéia de adotar o principal nome na estampa das camisetas “alagoane-se”, eles avaliam “com uma capital de mar e sol, temos muita coisa boa aqui e por que não se vestir unindo criatividade e bom gosto, fazemos estampas incríveis para vestir todos os estilos. Enxergando tudo de mais lindo que temos por aqui e transformando em arte, alagoanando tudo.”

Útil e agradável

Além de pensar na qualidade do produto, eles trabalham pensando no meio ambiente. As embalagens são produzidas de forma sustentável, todas são feitas com os retalhos que sobram da produção das camisetas.

De acordo com os empresários, as camisetas são de excelente qualidade e o preço justo, além, de carregar no peito o orgulho de ser alagoano. "Decidimos criar esse conceito, para aqueles que amam, respeitam e se orgulham do nosso estado", diz Paulo.

“E temos pela frente um desafio, para quem não se orgulha tanto assim em ser alagoano. Vamos rever os conceitos e vestir a terrinha? Nossa missão, portanto, é convencer o alagoano a ter orgulho de sua origem.

A loja virtual tem milhares de seguidores e não ganhou apenas o coração do povo alagoano, mas de pessoas que vem de outros estados para conhecer a terrinha, isso inclui os famosos Saulo Fernandes, Durval Lelis, Licurgo Spinola, Marta Silva, Felipe Pezzoni, Aloisio Chulapa e muitos outros.

Vendas das camisetas Caccau, são feitas apenas pelo Instagram @caccau.al.

Uma idéia que deu certo

O que era hobbie se tornou um negócio lucrativo. A designer Letícia Piantieri, de 26 anos e o empresário Fernando Malta, de 28, também desenvolveram um projeto de vendas pela plataforma Instagram quem vem rendendo bons frutos.

O casal conta que no começo não sabia exatamente o que iam fazer, e que de inicio era um projeto de férias. Mas com o passar do tempo, a idéia foi tomando outros rumos e ganhando proporções não esperadas. A designer conta que o início foi bem simples e era para complementar a renda “fizemos cadernos personalizados e etiquetas escolares, até que migramos para quadros e decidimos nos focar exclusivamente neles”, explica.

Lua Rosa

O nome escolhido foi uma forma carinhosa de “batizar” os cadernos personalizados, Lua Rosa como foi chamado o projeto, já conta com quase oito mil seguidores na plataforma virtual.

As vendas no começo eram apenas para Maceió, mas a medida que o negócio foi crescendo, eles passaram a vender para todo Brasil. O empresário Fernando Malta explica que a procura foi tão grande que eles desenvolveram um site para expandir as vendas. Os quadros são vendidos com modelos, formatos e desenhos no tamanho que o cliente desejar.

As vendas dos quadros personalizados podem ser solicitadas através do instagram @luarosapersonalizados e do site www.luarosapersonalizados.com.