Curiosidades

Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval

Por ObaOba 09/02/2018 16h04
Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval
Brilho sustentável: conheça 4 alternativas ecológicas para o uso do glitter no Carnaval - Foto: Shutterstock

Carnaval: época de alegria, de beijo na boca, de bloquinhos e de se jogar no glitter! Mas, infelizmente, o acessório mais amado da folia é também um grande vilão do meio ambiente. O glitter é feito de microplásticos, ou seja, partículas minúsculas de plástico e outras coisinhas mais que não se decompõem na natureza. Essas substâncias são tóxicas e acabam poluindo rios e oceanos.

E agora, como assim Carnaval sem glitter? Calma, nem tudo está perdido! Conheça 4 alternativas ecológicas, orgânicas e sustentáveis para não deixar de brilhar na folia:

Pó de mica

O pó de mica é derivado de minerais naturais que são bem brilhantes e existem em diversas cores na natureza (dourado, prateado, branco, preto, marrom, roxo, verde e etc.). Esse material também é conhecido como pigmento em pó, e é muito utilizado na coloração de sabonetes e cosméticos. Você encontra à venda em lojas especializadas, como essa aqui.

Glitter caseiro de sal

O sal pode ser nosso inimigo no quesito hipertensão, mas é nosso aliado na hora de substituir o glitter! Basta misturar sal com corante alimentício (cor de sua escolha) em um potinho, deixando secar de 3 a 4 horas antes de usar. Para maior fixação da cor, você ainda pode assar seu glitter caseiro de sal no forno (10 a 15 minutos, a 180 °C). Vale lembrar que, para grudar no corpo, você vai precisar usar algo grudento como base, como vaselina ou gloss.

Glitter comestível de confeiteiro

O glitter comestível, que é utilizado na decoração de bolos e doces chiquérrimos, é 100% biodegradável e, por isso, pode usar na pele para o Carnaval sem dó! Apesar de você encontrar para vender em lojas especializadas, também dá pra fazer em casa com ingredientes simples: gelatina em pó e corante alimentício. Confira a receita:

Ingredientes:

1 pacote de gelatina em pó sem sabor 

3 colheres de sopa de água gelada

Corante comestível da cor desejada

Material:

Borrifador (spray) de água

Tapete de silicone ou alguma superfície plástica

Pincel largo e macio

Processador de alimentos ou um  liquidificador

Modo de preparo:

Coloque a gelatina em pó num potinho de vidro e borrife a água gelada uniformemente, sem misturar. Deixe descansar por 5 minutos. Leve ao microondas por 30 segundos, parando a cada 10 segundos para misturar. Acrescente o corante alimentício e misture bem. Pincele a gelatina em algum superfície plástica para secar (o "papel de glitter" será descolado de lá depois). Deixe secar por no mínimo 6 horas. Depois de seco, descole a folha da superfície e, com as mãos, pique em pedaços. Bata as folhas no processador de alimentos ou liquidificador até obter o tamanho de glitter desejado.

*Você pode adicionar gel ou pó perolado comestível à receita para dar mais brilho no resultado final.

Glitter ecologicamente correto (para comprar!)

Já existe glitter ecologicamente correto à venda no mercado! Você encontra essas belezinhas sustentáveis e biodegradáveis em lojas como a LUSH, a Shock e a Pura Bioglitter. Essas lojas oferecem glitter para todos os gostos: dos mais "pedaçudos" (foto) a loções iluminadas e brilhantes para passar no corpo todo.

Com muita alegria e sem prejudicar o meio ambiente.