Tecnologia

Atenção aos céus! Asteroide vai passar próximo à Terra na noite desta sexta (09)

O evento não chega a ser uma ameaça, diz a Nasa

Por 7Segundos, com BBC Brasil 09/02/2018 20h08
Asteroide passa perto da Terra - Foto: Divulgação/NasaNasa

Um asteroide de até 40 metros deve passar perto da Terra na noite desta sexta-feira (09). Nomeado de CB 2018, ele foi descoberto há apenas cinco dias.

A previsão é que o asteroide passe a 69,7 mil quilômetros da Terra. Isso equivale a um quinto da distância entre a Terra e a Lua. Ou a duas vezes a distância entre a Terra e o cinturão de satélites que orbita o planeta.

Apesar de ser relativamente perto em termos astronômicos, o evento não chega a ser uma ameaça.

A rocha espacial mede entre 15 e 40 metros de acordo com a agência espacial americana e deve atingir a menor distância em relação à Terra às 22:27 GMT (20:27 no horário de Brasília).

"O CB 2018 é pequeno, mas pode ser maior do que o asteroide que entrou na atmosfera de Chelyabinsk, na Rússia, há cinco anos, em 2013", diz Paul Chodas, gerente do Centro da Nasa para Estudo de Objetos Próximos da Terra.

O CB 2018 foi identificado pela primeira vez pela Catalina Sky Survey, no Arizona, Estados Unidos, um projeto financiado pela Nasa para registrar asteroides potencialmente perigosos.

"Asteroides desse tamanho não se aproximam do nosso planeta com frequência - talvez apenas uma ou duas vezes por ano".

Outro pequeno asteroide passou a uma distância equivalente à da Terra à Lua essa semana. Nomeado 2018 CC, o objeto chegou à menor distância da Terra em 6 de fevereiro - 184 mil quilômetros.

O asteroide, também descoberto pela Catalina Sky Survey, tinha entre 15 e 30 metros.