Justiça

TJ adquire 12 elevadores para melhorar acessibilidade em unidades da capital e do interior

Equipamentos custaram cerca de R$ 1,1 milhão e foram adquiridos com recursos do Funjuris; instalação já começa neste mês e deve terminar em julho

Por Ascom/TJ-AL 15/02/2018 14h02
TJ adquire 12 elevadores para melhorar acessibilidade em unidades da capital e do interior
TJ adquire 12 elevadores para melhorar acessibilidade em unidades da capital e do interior - Foto: Caio Loureiro/TJ-AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) adquiriu, por meio de licitação, 12 elevadores que vão melhorar a acessibilidade em unidades da capital e do interior do Estado. A instalação dos equipamentos começa já neste mês e a previsão é que seja finalizada em julho. Os elevadores custaram cerca de R$ 1,1 milhão e foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris). 

Os novos equipamentos serão instalados nos Fóruns de Maceió (4), Santana do Ipanema (1) e Maribondo (1), além do Juizado de Santana do Ipanema (1), do Tribunal de Justiça (2), da Diretoria de Tecnologia da Informação (1) e do prédio do Almoxarifado (2 de carga). “Os elevadores vão facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, que é uma exigência da lei e uma preocupação do presidente Otávio Praxedes”, ressaltou o diretor de Engenharia do Tribunal, Jorge Torres-Homem Lira.

Ainda segundo o engenheiro, o setor realizou estudo para verificar a situação dos elevadores antigos e os locais que necessitariam dos equipamentos. “Se fôssemos recuperar apenas dois elevadores, gastaríamos 60% do que foi gasto na aquisição dos 12”, explicou Jorge Torres, ressaltando que a infraestrutura para receber os novos equipamentos já foi preparada, com a adequação das casas de máquinas e caixas de correia. O Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ/AL contratou o engenheiro mecânico João Besler para dar suporte ao trabalho.