Litoral

Adeal fecha Posto de Fiscalização Agropecuária de Maragogi

Cidade conta com o maior número de assentamentos; Milhares de produtores temem ser prejudicados

Por Maurício Silva/7Segundos 16/02/2018 14h02
Adeal fecha Posto de Fiscalização Agropecuária de Maragogi
Porto Calvo deve assumir demanda até reabertura do posto de Maragogi - Foto: Isac Silva

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) fechou as portas do Posto de Fiscalização desde o último dia 15 de fevereiro na cidade de Maragogi, no Litoral Norte. O município conta 22 assentamentos agrários, o maior número do Estado. Os equipamentos da cidade litorânea foram transferidos para Porto Calvo (a 35 km de Maragogi). O prédio funcionava apenas com um único servidor.

Os milhares de produtores de Maragogi que necessitam dos serviços do Posto de Fiscalização da Adeal temem ser prejudicados. Eles alegam, entre outras coisas, o avanço de doenças e pragas que possam constituir ameaças à agropecuária e gerar prejuízos econômicos para os maragogienses. Os produtores acreditam que o fechamento do posto pode prejudicar não apenas Maragogi, mas toda a região Norte.

Mas a Agência de Defesa garantiu que o atendimento não tem relação com o posto de fiscalização e que será feito no Escritório de Apoio à Comunidade (EAC), no Centro da cidade, ou em qualquer outro município de Estado de Alagoas. O Posto de Fiscalização Agropecuária funcionava na Rua Padre José Veneks (antiga Rua do Cinema), também no Centro de Maragogi.

Por meio da assessoria de comunicação, a Adeal informou que a desativação de postos em vários Estados do Nordeste tem sido uma prática comum, sendo estes substituídos por fiscalizações móveis. A agência informou também que nos últimos anos, perdeu por aposentadoria, demissão e/ou afastamento a pedido, mais de 100 servidores do seu quadro funcional. Por fim a Adeal esclareceu ainda que a decisão de fechar o posto de Maragogi é temporária, mas não deu prazo de reabertura.