Tecnologia

TV digital: beneficiários de programas sociais recebem kits

Por Assessoria 22/02/2018 08h08
TV digital: beneficiários de programas sociais recebem kits
Beneficiários também recebem instruções para a instalar kit de TV digital - Foto: Ascom Semas

Em Maceió,  beneficiários de programas sociais do Governo Federal  já estão tendo acesso aos kits gratuitos de TV Digital. A distribuição começou, nesta terça-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas),  na sede do Cadastro Único (CadÚnico), ambos localizados no bairro do Poço.

Para saber se têm direito a receber o kit  e fazer o agendamento, as famílias precisam ligar para  a Central de Atendimento da Seja Digital, responsável pela gestão do processo de desligamento do sinal analógico. Basta ligar para o número 147 para saber o dia, a hora e  o local de retirada do kit digital sem precisar enfrentar filas.

A dona de casa Severina das Dores fez o agendamento e foi pegar o seu Kit de TV digital. “Recebo Bolsa Família há mais de 10 anos. Achei ótimo receber o conversor gratuitamente. Sou catadora de reciclados e não teria condições de comprar um”, disse.

A distribuição é realizada pelo serviço de Correios. Além de receber o kit gratuito de TV Digital, composto por um conversor digital, antena, controle remoto, cabos e conectores, os beneficiários recebem instruções de como instalar o equipamento e um material explicativo.

Segundo o atendente dos Correios, Marcos Miranda, existe um prazo para o encerramento do sinal analógico.  Com esse equipamento a população terá acesso à TV digital. “Além da logística, também orientamos a população a instalar o equipamento na sua TV. Ao fazer a instalação do equipamento o beneficiário recebe um código   e  através da promoção Instalação premiada pode concorrer também a uma TV de 50 polegadas e a prêmios de R$ 500”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, em Maceió, mais de 130 mil famílias  estão inseridas no CadÚnico  e serão beneficiadas com o kit gratuito de TV Digital. “Para fazer o agendamento é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) da família em mãos. Nos Centros de Referência de Assistência Social( Cras) a Seja Digital estará com colaboradores que também vão orientar a população como ter acesso ao kit gratuito”, explicou.

A entrega dos kits de TV digital  acontece das 8h às 12h e das 14h às 16 na  Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que funciona na Avenida Comendador Leão, nº. 1.383, Poço,  e na sede do Cadúnico que  fica localizada na Rua Barão de Atalaia, n° 753, Poço. Os kits também estão sendo entregues na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) também no bairro do Poço.

A partir de 30 de maio deste ano, Maceió e mais 12 municípios da região metropolitana terão o sinal analógico desligado. A mudança é uma definição do Ministério das Comunicações. Para continuar recebendo os canais da TV aberta, gratuitamente, os moradores dessas regiões que ainda não possuem uma TV digital precisam instalar um conversor digital e uma antena UHF.