Capital

Mais de 96 mil famílias são isentas da taxa de iluminação em Maceió

Por Assessoria 23/02/2018 11h11
Mais de 96 mil famílias são isentas da taxa de iluminação em Maceió
Cosip garante os serviços da Sima - Foto: Afranio Aquino

Em janeiro deste ano, 96.592 famílias de baixa renda foram beneficiadas com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). Segundo a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), 28,22% dos consumidores residenciais de Maceió, que consomem até 60kw de energia por mês, ganharam a isenção na conta de luz.

O número de consumidores beneficiados é maior que o registrado em de dezembro de 2017 (91.830), e também ao mês de janeiro de 2017, de quase 65 mil. A isenção no primeiro mês de janeiro contemplou quase um terço das famílias maceioenses.

Frederico Lins, superintendente da Sima, disse que a taxa de isentos não foi maior, por janeiro ser o mês das férias escolares. “As famílias ficam mais em casa, os filhos assistem mais a TV, isso aumenta o consumo. Mas houve o registro do aumento dos consumidores que receberam a isenção da Cosip, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra que a população está consciente da necessidade de poupar energia”, detalhou.

A Cosip garantiu que Maceió saltasse de 55 mil luminárias em 2013 para mais de 71 mil no final de 2017. “É com essa taxa que garantimos hoje o Ilumina Maceió, um projeto da Prefeitura que vai transformar a iluminação pública da cidade, trocando todas as luminárias por LED”, explicou o superintendente.

“Mesmo beneficiando quase um terço da população, somente em dezembro de 2017, instalamos mais de mil luminárias de LED, com recursos próprios, advindos da Cosip. O Ilumina Maceió é uma realidade e sem onerar o consumidor de baixa renda”, finalizou Frederico Lins.

Para ter o desconto na conta de luz não é preciso se cadastrar. Todos que consumirem menos de 60kw por mês já recebem automaticamente a isenção da taxa de iluminação pública.