Geral

É oficial! Copa Libertadores terá final única e em país neutro a partir de 2019

A decisão foi oficializada pela Commebol nesta sexta (23)

Por 7Segundos, com ESPN 23/02/2018 17h05
É oficial! Copa Libertadores terá final única e em país neutro a partir de 2019
Copa Libertadores - Foto: Google

A Conmebol oficializou, nesta sexta-feira (23),  que a final da maior competição sul-americana, a Copa Libertadores, será disputada em partida única e em país neutro. A decisão foi aprovada de forma unânime pelo conselho da entidade e passará a ser válido apenas para 2019, sendo a atual edição da Libertadores como a última que terá jogos de ida e volta para decidir o campeão.

De acordo com a Conmebol, as razões que envolveram a mudança no regulamento se dão em critérios da “justiça esportiva, qualidade da competição, emoção do espetáculo, organização e segurança do evento, percepções dos torcedores, infraestrutura esportiva do continente, posicionamento mundial do futebol sul-americano e a comercialização dos direitos e do mercado esportivo correspondentes”.

A escolha do estádio será feita de forma antecipada, com o local sendo decidido antes de qualquer jogo ser realizado.

Tradicionalmente jogada no meio de semana, a final desta vez será disputada em um sábado de acordo com o horário dos Estados Unidos, em uma mudança feita para aumentar a visibilidade do evento e atrair interessados.

Em relação a parte financeira da final, cada finalista terá direito a arrecadar 25% da renda geral além de US$ 2 milhões (R$ 6,4 milhões).

Alejandro Domínguez, presidente da confederação, comemorou a mudança e explicou que a final única ajudará no maior investimento no futebol sul-americano.

“Esta decisão obedece ao objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano através de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais dinheiro para investir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade, para que a América do Sul, dê um grande salto na infraestrutura esportiva, organização de eventos, controle de segurança, comodidade e atenção nos estádios, e na promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores", declarou.