Política

Substituto de Cristiane Brasil responde por “gato” de energia

Helton Yomura foi escolhido pelo PTB para ocupar interinamente, até março, a cadeira de ministro do Trabalho

Por Metrópoles 24/02/2018 10h10
Substituto de Cristiane Brasil responde por “gato” de energia
Helton Yomura (PTB) - Foto: Agência Brasil

Escolhido para liderar o Ministério do Trabalho no lugar de Cristiane Brasil, Helton Yomura (PTB) é acusado de furtar energia. O processo é referente à empresa Fimatec Empilhadeiras, da qual o ministro é dono em sociedade com o empresário Baldomero Simões Abreu, no Rio de Janeiro.

Conhecido popularmente por “gato de luz”, a fraude no fornecimento de energia elétrica foi descoberta em 2014 pelos funcionários da Light. Desde então, o titular do Trabalho responde criminalmente. Yomura foi indicado pelo PTB para ocupar interinamente, até março, a cadeira de ministro. Cristiane Brasil foi a primeira escolha da sigla, entretanto, por responder a processo na área trabalhista, sua posse acabou suspensa pela Justiça.

O imbróglio em torno da pasta ganhou diversos episódios. Em um deles, a filha de Roberto Jefferson defendeu-se das acusações em vídeo numa lancha, cercada de homens sem camisa.

O Réveillon de Cristiane Brasil também foi polêmico e alvo de investigação do Ministério Público Federal. Na virada do ano, a deputada ficou hospedada em hotel da Força Aérea Brasileira em Fernando de Noronha, pagando um preço simbólico pela diversão.

Após os impasses, o governo, que deu o ministério ao PTB em troca de votos pela reforma da Previdência, decidiu deixar Yomura no cargo.