Justiça

Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Maceió

A ação foi realizada após denúncia à Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses.

Por Valtênea Araújo - Estagiária* 26/02/2018 16h04
Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Maceió
Animais vítimas de maus-tratos são resgatados em Maceió - Foto: Rosana Jambo

Após denúncias de maus-tratos, a Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e o Centro de Controle de Zoonoses realizaram, na manhã desta segunda-feira (26), o resgate de 17 cavalos em situação de risco. O fato foi registrado nas proximidades do Centro de Zoonoses, no bairro Cidade Universitária.

De acordo com a presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, Rosana Jambo, foi através de denúncias que eles chegaram as baias clandestinas e constataram diversas irregularidades. Ao todo, foram encontrados 17 cavalos, vítimas de maus-tratos. Os animais eram explorados em trabalhos de tração e reincidentes suspeitos de zoonoses.

Ainda de acordo com Rosana Jambo, uma das proprietárias de um cavalo, pediu que eles não levassem o animal, que servia de sustento para essa família, mas testemunhas relataram que o marido dela, quando ingeria bebida alcoólica, costumava açoitar o equino. Ainda segundo informações, os açoites ocorriam com frequência.

A presidente conta que recebeu várias denúncias e depois de um período investigando, eles foram até o local. Ela explica que além desses animais, outros morreram antes do socorro chegar, devido ao trabalho forçado a exaustão e processos anteriores acerca dos proprietários e suas práticas.

Alguns dos animais encontrados haviam acabado de chegar, estavam em local inapropriado sem água, comida ou coberta para se proteger de sol e chuva. “Os animais estavam sendo mantidos nestas condições porque seriam negociados e vendidos a baixo custo, inclusive doentes” relata.

Segundo Rosana, “vários deles tinham marcas no corpo provenientes de açoites ou cortes. Alguns tinham patas feridas, carrapatos, outros extremamente magros e todos estavam em situação precária” completa.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Zoonoses para avaliação de veterinários e realizarão vários exames. Os que estiverem saudáveis e sem sinais de maus-tratos serão devolvidos aos respectivos donos, já os que não estiverem bem de saúde, serão cuidados e doados. Todas as baias foram destruídas.

Além da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participaram da ação, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Rádio Patrulha (RP), Guarda Civil Municipal e Superintendência de Limpeza Urbana (Slum).