Capital

MPE se reúne com PM, representantes da FAF, CRB e CSA e liberam torcida mista no clássico de domingo (04)

Na reunião, realizada nesta terça-feira (17), foram definidas diretrizes para o jogo de domingo (04)

Por 7Segundos, com assessoria 27/02/2018 20h08
MPE se reúne com PM, representantes da FAF, CRB e CSA e liberam torcida mista no clássico de domingo (04)
CRB x CSA iniciam decisão do campeonato alagoano - Foto: Ailton Cruz/Gazeta Alagoas

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) quer a garantia da paz, no Estádio Rei Pelé, durante o clássico entre CSA x CRB programado para o dia 04 de março. Para isso, a promotora de Justiça , Sandra Malta Prata Lima, da Promotoria de Justiça do Torcedor, reuniu , na tarde desta terça-feira (27), na sede da instituição, representantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o presidente da Federação Alagoana de Futebol, bem como representantes do Clube de Regatas Brasil (CRB) e do Centro Sportivo alagoano (CSA). Foi definido a contratação de segurança privada, o total de ingressos a serem vendidos e a liberação para o torcedor vestir a camisa do clube que defende, menos das torcidas organizadas.

A novidade mais esperada e tida como boa nova é a autorização para a presença dos torcedores dos dois clubes, mas a promotora é enfática ao falar sobre a decisão.

“Torcida única não é regra é exceção, mas quem vai dar o tom é o torcedor. A liberação para a presença das duas torcidas foi devido ao comportamento obtido no ano passado e será um teste para nossas decisões em relação às próximas partidas”, afirma a promotora Sandra Prata Lima.

A primeira discussão da reunião tratou da conscientização da torcida e, sobre o assunto, o capitão PM Iraque sugeriu aos dirigentes dos clubes a realização de uma campanha pela paz nos estádios para que seja mantida a ordem antes, durante e depois dos jogos. O lema é tolerância e respeito.

Um problema que sempre foi discutido e agora passa a ser realidade diz respeito a questão da contratação de segurança privada, com cerca de 60 a 80 homens, atuando nas partidas ao redor do campo e ao longo da pista atlética, ou setor 1, para evitar invasões.

Em seguida, foi pontuada a limitação da venda de ingressos onde ficou definido que serão liberados 3.500 para visitantes (no caso o CSA), já que o mando de campo é do CRB, somados aos setores 5 e 6, mas com pendência que depende da vistoria a ser realizada nesta quarta-feira com todas as representações, cujo resultado deve ser comunicado à Promotoria do Torcedor. Para evitar conflitos, a Promotoria do Torcedor também traçou a forma de esvaziamento do estádio ficando a saída dos torcedores visitantes pela rampa 4.

Sobre a venda total de ingressos, esta será compatível com a capacidade do Rei Pelé que é para 17 mil pessoas, destas 15 mil pagantes e 2 mil sócio torcedores.

Torcida mista

Um decisão inovadora é a torcida mista nas cadeiras. A promotora Sandra Malta Prata Lima explicou que os acentos serão divididos e enumerados para acomodar as duas torcidas.

'A pretensão é a de companhar um jogo pacífico, civilizado. Estamos traçando diretrizes para evitar momentos constrangedores. Afinal, futebol é festa e estádio não é ringue para torcedores estarem se digladiando. Mas, se por acaso alguém sair do controle, estaremos de prontidão com o juizado e a delegacia”, ressalta a promotora Sandra Prata Lima.

Também ficou ajustado a intensificação na fiscalização aos ambulantes que ficam nas laterais do campo, bem como à contenção de cambistas.