Política

Câmara se articula para reaver direito sobre valor da passagem de ônibus

a vereadora Silvania Barbosa (PRB) anunciou que iria protocolar na Casa novo Projeto de Lei (PL) para aumentar o número de câmeras de segurança dentro dos coletivo

Por 7Segundos, com assessoria 07/03/2018 19h07
Câmara se articula para reaver direito sobre valor da passagem de ônibus
Silvania Barbosa alerta empresários do ramo sobre vantagens de Wi-Fi em ônibus - Foto: Assessoria

Após se reunir com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado de Alagoas (Sinttro), a Câmara de Vereadores se articula para reaver o direito de decidir sobre o aumento da passagem. Durante sessão ordinária realizada na tarde dessa quarta-feira (07), vários parlamentares se declararam favoráveis à medida e fizeram duras críticas aos empresários do ramo.

O assunto começou a ser debatido depois que a vereadora Silvania Barbosa (PRB) anunciou que iria protocolar na Casa novo Projeto de Lei (PL) para aumentar o número de câmeras de segurança dentro dos coletivos. A ideia surgiu depois da reunião com o Sindicato. O grupo relatou à edil que as câmeras já implantadas têm qualidade de pixel deficiente e foram fixadas em ângulos voltados somente para o motorista e o cobrador. 

“Quando apresentei projeto aprovado nessa Casa que trata da adesão de Wi-Fi nos ônibus urbanos, algumas pessoas questionaram que a exposição do celular poderia aumentar os roubos nos coletivos. Isso não é uma deficiência do projeto, é um problema de segurança pública e deve ser tratado com o secretário da pasta. A população não pode sofrer o ônus. O mesmo serve para esse novo projeto.  As atuais câmeras deveriam ajudar na identificação dos assaltantes, mas como os empresários não querem investir em segurança, a população é penalizada novamente”, declarou a vereadora.

Enquanto Barbosa usava a tribuna, alguns vereadores pediram apartes e cobraram desfecho sobre outros projetos, como o da retirada da catraca alta, o da implantação de ar condicionado e o da inclusão do botão do pânico, todos relacionados ao transporte público e vetados pelo Executivo. Os vereadores solicitaram da presidência da Casa que os PLs fossem colocados em pauta para derrubada ou manutenção do veto.

Como os coletivos e a qualidade do serviço prestado pelo setor foram a pauta do dia, a vereadora, então, apresentou e protocolou Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores de Maceió reaver o direito de decidir sobre o valor da passagem. 

Em seus discursos, os vereadores disseram entender que pertence à Câmara essa definição sobre o valor da tarifa e que a decisão final precisa ser discutida com a população em audiências públicas. “O aumento da passagem só pode ser aprovado com participação ativa da sociedade”, disse o vereador José Márcio Filho (PSDB).