Segurança

Governador reúne moradores, empresários e trabalhadores da Orla para apresentar o Ronda no Bairro

Encontro acontece nesta quinta-feira (8), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas

Por 7Segundos, com Agência Alagoas 07/03/2018 21h09
Governador reúne moradores, empresários e trabalhadores da Orla para apresentar o Ronda no Bairro
Programa Ronda no Bairro - Foto: Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o coordenador do Programa Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, reúnem, na manhã desta quinta-feira (8), moradores, lideranças comunitárias, empresários, trabalhadores do comércio e de prédios residenciais da orla marítima de Maceió para apresentar em detalhes o funcionamento da mais nova ferramenta de segurança pública de Estado. O encontro acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, às 10h, em Cruz das Almas.

As áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica irão contar com vinte e duas patrulhas distribuídas em perímetros delimitados de acordo com o planejamento operacional definido para os 12 km de cobertura do programa.

Reunir a comunidade do território a ser ocupado é fundamental para o pleno funcionamento do Ronda no Bairro, que tem por eixos de atuação a segurança de proximidade; a abordagem social/comunitária; a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

O programa é integralmente realizado com recursos próprios, resultado do ajuste fiscal realizado pelo Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.

Além das abordagens de proximidade realizadas pelas patrulhas, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social composta por uma equipe multidisciplinar (psicólogas, assistentes sociais e cientista social), que é responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos estaduais e municipais competentes. A equipe também organiza intervenções culturais em espaços de convivência mútua e cria parcerias para proporcionar atividades de lazer para a juventude carente local.

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

“Por orientação do governador Renan Filho, o nosso foco é ocupar o território e criar vínculos com essa comunidade para que ela se sinta protegida e acolhida pelos agentes de proximidade que irão diariamente realizar o patrulhamento. É uma nova forma de fazer segurança, queremos estar perto das pessoas”, concluiu o coordenador do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

O programa

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa, desde o dia 4 de janeiro, 60 militares da reserva e da ativa realizam rondas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta em dois turnos de serviço. A população aprovou o sistema de segurança empregado. As pessoas agora andam tranquilas nas áreas patrulhadas, voltaram a frequentar a Praça do Mirante do bairro, interagem e participam das atividades planejadas pela equipe de Articulação e Mobilização Social.