Saúde

Ações do Projeto Vida no Trânsito mobilizam motociclistas

Foram disponibilizados ainda ao público-alvo da ação, assim como à população em geral, testes de glicemia, aferição de pressão e ginástica laboral

Por Ascom 08/03/2018 09h09
Ações do Projeto Vida no Trânsito mobilizam motociclistas
Ação da prefeitura de Maceió - Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente na ação conjunta promovida pelo Comitê Estadual e Municipal do Projeto Vida no Trânsito – do qual também fazem parte órgãos como a SMTT e a Guarda Municipal. Realizada na Praça Deodoro, a ação, de caráter educativo, teve como finalidade orientar os motociclistas da Capital, contribuindo assim para a redução da morbimortalidade no trânsito.

No evento, os motociclistas – público considerado como o de maior vulnerabilidade no trânsito – puderam participar de abordagens educativas relacionadas à segurança no trânsito e ter acesso a diversos serviços de saúde, a exemplo da testagem para HIV, feita pela equipe da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da SMS, que realizou 60 testes no local.

Foram disponibilizados ainda ao público-alvo da ação, assim como à população em geral, testes de glicemia, aferição de pressão e ginástica laboral – num trabalho realizado pela equipe do SEST/SENAT – além de blitzes educativas do Detran/AL e da SMTT. O momento lúdico ficou por conta da banda de música da Guarda Municipal.

De acordo com a assistente social e técnica do PVT na SMS, Rozali Costa, eventos como esse têm como objetivo chamar a atenção para a direção com segurança, observando sempre o uso dos equipamentos adequados e as normas de trânsito, visando a prevenção de acidentes.

“As ações do projeto têm exatamente a proposta de conscientizar e sensibilizar todos os públicos que compõem o trânsito em Maceió, reforçando junto a eles a necessidade da adoção de um comportamento com hábitos seguros”, afirmou Rozali.

Associado à SMS por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), integrada à Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não-Transmissíveis (DVDATNT/DVS), as ações do Projeto seguirão um cronograma trimestral. O próximo evento está programado para ocorrer no dia 23 de março, na Praça Lucena Maranhão, no Bebedouro, e no dia 18 de abril, no ginásio do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), no bairro do Farol, para o mesmo público.

Projeto Vida no Trânsito – Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, além da promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Década de Ações Pela Segurança no Trânsito, no período de 2011 a 2020. O PVT chegou a Maceió em 2013, quando o projeto se expandiu para todas as capitais e municípios que tinham mais de um milhão de habitantes.

O Projeto tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. O foco das ações no Brasil é priorizado em dois fatores de risco: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada, além de outros fatores identificados a partir de análise de dados localmente em relação a acidentes de transporte terrestre.