Saúde

Após inauguração de leitos, Ministério Público volta a constatar irregularidades na Santa Mônica

MPE diz que, apesar da propaganda, leitos não podem receber pacientes porque falta estrutura.

Por Redação com assessoria 08/03/2018 16h04
Após inauguração de leitos, Ministério Público volta a constatar irregularidades na Santa Mônica
- Foto: Carla Cleto

Após anúncio de inauguração de 26 novos leitos na Maternidade Santa Mônica, o Ministério Público Estadual (MPE) foi ao local e constatou uma série de irregularidades. De acordo com o MPE, durante vistoria, nesta quinta-feira (08), foram constatadas irregularidades como falta de equipamento, insumos, medicamentos e de pessoal.  

No início da semana, o Governo do Estado inaugurou 26 novos leitos para bebês recém-nascidos na unidade, depois de uma decisão da Justiça Federal, mas o MPE diz apesar da propaganda feita pelo Poder Executivo, as vagas criadas não podem receber pacientes porque falta estrutura mínima. “Anunciar a abertura de leitos sem que esses espaços possam ser ocupados é uma grande irresponsabilidade. O corpo técnico da maternidade admitiu que faltam vários medicamentos, insumos, equipamentos e também servidores”, afirmou a promotora de Justiça Micheline Tenório.

“Não adianta existirem apenas as incubadoras. É preciso que elas estejam com os aparelhos necessários ao seu funcionamento, assim como são imprescindíveis as luvas, máscaras, algodão, gases e álcool para que os profissionais façam os devidos procedimentos nas crianças”, acrescentou Tenório.

“Apesar da alardeada inauguração, constatamos que os leitos não possuem condições adequadas para o pronto atendimento dos recém-nascidos de alto risco. Vamos informar ao juízo a real situação destes leitos para que ele acompanhe o que vem acontecendo dentro dos 45 dias de prazo que ele deu para a adequada entrega desses leitos à população”, complementou a procuradora da República, Roberta Bomfim.

Diante das constatações, Micheline Tenório e Roberta Bonfim farão um relatório sobre a inspeção e encaminharão o documento à Vara da Justiça Federal em Alagoas.  Já existem duas ações civis públicas ajuizadas para a Santa Mônica. A primeira, proposta pelo MPE/AL e pelo MPF, trata dos leitos neonatais na maternidade. A outra, cujo ajuizamento foi apenas do Ministério Público Estadual de Alagoas, trata do abastecimento do hospital, com relação a medicamentos e insumos.