Polícia

Colombianos presos em Maceió ameaçavam vítimas para quitar agiotagem

Vítimas tinham que pagar empréstimos com juros a 20% e fazer pagamentos diários

Por Redação com assessoria 14/03/2018 10h10
Colombianos presos em Maceió ameaçavam vítimas para quitar agiotagem
Controle do grupo sobre agiotagem praticada - Foto: Ascom-PC

É da Polícia Civil a informação de que os cinco colombianos e um brasileiro presos, na última terça-feira (13), acusados de agiotagem em Maceió, emprestavam dinheiro às vítimas, e os pagamentos tinham que ser feitos diariamente, em um período máximo de 20 dias, com juros de 20%.

Na ação, agentes do Grupo de Investigação da Delegacia Geral (GIDG), da Polícia Civil, prenderam os colombianos: José Reinaldo Lopez Vasquez, Orlando Manuel Polo Herrera, Harrison Mauricio Suarez Galvis, William Arana Correa e Luis Felipe Velasquez Mesa, e o brasileiro Antônio Vieira de Melo Neto. As prisões ocorreram próximo à Feirinha de Artesanato, no bairro da Pajuçara.

Foram apreendidos papéis divulgando sobre quantias que seriam emprestadas, tempo para quitarem os empréstimos, o valor final com lucros, e relações com os nomes das vítimas. O grupo era responsável por trazer o dinheiro utilizado, e ainda determinava os locais os responsáveis iriam atuar.

Após os acusados terem sido detidos, foram conduzidos à Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro, e estão sendo autuados pelo delegado plantonista Rubens Martins. Segundo o coordenador do GIDG, a Polícia Federal já foi informada sobre as prisões.

“Os acusados do crime de agiotagem presos, emprestavam quantias em dinheiros as vítimas, que quando não quitavam o estabelecido eram ameaçadas”, disse o policial civil coordenador do GIDG.