Política

Sessão marca retorno de líder do governo e definição sobre posse de suplente

Por Assessoria 14/03/2018 10h10
Sessão marca retorno de líder do governo e definição sobre posse de suplente
Câmara Municipal de Maceió - Foto: Assessoria

A suplente Ana Hora (PSD) toma posse como vereadora na próxima quinta-feira (15), às 10h, na sala de reuniões da presidência na Câmara Municipal de Maceió, localizada à Praça Deodoro, no centro da capital. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), na sessão ordinária desta terça-feira (13). Ana Hora assume o mandato na vaga deixada por Galba Novaes Netto (PMDB), que assume o cargo de diretor-presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas – o antigo Procon. Galba, inclusive, fez uma espécie de despedida temporária da Casa em rápido pronunciamento também nesta terça-feira.

“Não preparei nada para falar sobre meu afastamento temporário desta Casa porque penso em fazê-lo em outro momento, como meu último pronunciamento neste ano, ainda como vereador em exercício. Mas agradeço pelas palavras de vossa excelência, senhor presidente, e dizer que assumo o cargo no Instituto Procon, na nova composição arrojada e moderna na estrutura do estado feita pelo governador Renan Filho (PMDB). De toda forma, também agradeço o companheirismo que tive e tenho com os colegas parlamentares e dizer que esse período na Câmara foi de muito amadurecimento, que deve me ajudar na condução do meu novo desafio”, destacou Galba Novaes Netto.

LÍDER DO GOVERNO

A sessão também foi marcada pelo retorno aos trabalhos em Plenário do líder do governo na Casa, vereador Eduardo Canuto (PSDB). O parlamentar esteve afastado por quatro meses, em licença médica, por ter sofrido uma fratura no tornozelo esquerdo. O parlamentar passou por uma cirurgia, inclusive com enxerto, para reconstruir o tendão. Durante a recuperação, Canuto foi diagnosticado com trombose femoral que chegou a 12cm de extensão.

“Foram 125 difíceis dias de recuperação dessa fratura grave que sofri. Ao longo do tratamento, acabei sendo acometido e diagnosticado com uma trombose que preocupou a mim, meus familiares e médicos. Foram três locais que a trombose me atingiu e estou somente com 18% da circulação ideal na perna. Fui liberado para voltar hoje, quarta e quinta desta semana, mas vou ser reavaliado para saber como está a situação. Apesar de tudo isso, quero agradecer o apoio desta Casa ao longo desse processo e todos os colegas parlamentares que me visitaram em casa e hospital”, declarou Eduardo Canuto, que na última segunda-feira (11) já esteve na Casa para participar de reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da qual ele é membro e secretário.

ORDEM DO DIA

Na sessão ordinária desta tarde, os vereadores aprovaram projetos de lei, requerimentos e indicações. De autoria do vereador Davi Davino (PP), PL que institui o Brasão da Fiscalização de Postura de Maceió. Já Luciano Marinho (Podemos), teve indicação aprovada para que o Executivo coloque postes com iluminação pública de LED no entorno da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no bairro Cidade Universitária. Do PR, Lobão teve indicação aprovada que pede a recuperação da Ponte na Rua José Marques Ribeiro, no Conjunto Virgem dos Pobres III.

Dudu Ronalsa (PSDB) é autor do pedido de entrega da Comenda Desembargador Mário Guimarães a agente de polícia Selma de Souza Lopes. Por fim, a vereadora Fátima Santiago (PP) aprovou requerimento que também concede entrega de comenda – Selma Bandeira – a professora Selma Brito e à TV Gazeta de Alagoas.