Geral

Eletrobras Alagoas é a segunda pior distribuidora do país, diz Aneel

Por 7Segundos 15/03/2018 12h12
Eletrobras Alagoas é a segunda pior distribuidora do país, diz Aneel
Eletrobras - Foto: Reprodução/ Internet

A Eletrobras Distribuição Alagoas é a segunda pior concessionária de grande porte de energia do país, no que se refere à qualidade do serviço. A pesquisa feita em 2017 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apurou dados de 33 empresas de todo o Brasil.

De acordo com o levantamento da Aneel, divulgado na manhã desta quinta-feira (15), a Eletrobras Alagoas ocupa a penúltima posição no ranking de qualidade do serviço oferecido pelas 33 companhias de energia de grande porte que atuam no país.

No levantamento, a Eletrobras Alagoas aparece apenas à frente a antiga Celg D, atual Enel Goiás. A concessionária que mais regrediu no ranking foi a Energisa Sergipe com recuo de 8 posições em comparação a 2016.

Das empresas com até 400 mil consumidores, as melhores foram: Energisa Borborema (EBO, PB) em primeiro, Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC) em segundo. As últimas nesse grupo foram a Forcel em 25º, e a Eletrobras Roraima em 24º.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Eletrobras Alagoas informou que desde o início de 2017, investiu mais de R$ 90 milhões em melhorias no sistema elétrico. Além disso, a distribuidora afirmou que tem melhorado continuamente seu desempenho nos indicadores de continuidade durante os últimos 4 anos, atendendo inclusive às metas estabelecidas pela Aneel no plano de prestação de serviço.

Sobre o ranking

A classificação é elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) das concessionárias em relação aos limites estabelecidos pela Aneel para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Desde 2013, o ranking é considerado na movimentação tarifária das distribuidoras de energia elétrica.

Confira o ranking 2017: