Segurança

Novo comandante da Base Comunitária do Jacintinho é apresentado

Sargento Rocha Lima assumiu os trabalhos à frente da unidade

Por 7Segundos com Assessoria 17/03/2018 14h02
Novo comandante da Base Comunitária do Jacintinho é apresentado
Novo comandante da Base Comunitária do Jacintinho é apresentado - Foto: Cortesia

A Base Comunitária do Jacintinho está sob novo comando e, neste sábado (17), o coordenador-geral do Programa Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, junto com a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa, prestigiaram a solenidade oficial de apresentação do sargento Rocha Lima à frente da unidade.

O trabalho desenvolvido pela Base é reconhecido como de grande valia, haja vista que o relacionamento estreito entre os policiais e a comunidade no raio dos 2,5 km de cobertura do serviço tem evitado, ao longo dos anos, diversos tipos de crimes, desde brigas entre vizinhos até mesmo os mais hediondos.

Além disso, o apoio oferecido pelo Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) e pelo Programa Ronda no Bairro, desde que foi lançado no Jacintinho, garantem o fortalecimento dos serviços prestados à população.

O mais vistoso, no entanto, e o que mais gera bons frutos é o trabalho desenvolvido com cerca de 60 crianças e adolescentes, os Patrulheiros Mirins. Todos os sábados, atividades de cunho educativo e esportivo são realizadas na Praça Mário Jambo e, após a chegada do Ronda no Bairro, a Praça do Mirante do Jacintinho também conta com a presença desses jovens que aprendem desde cedo o valor da disciplina e os conceitos de cidadania mais básicos e essenciais para construção de uma sociedade mais justa.

As famílias dos jovens patrulheiros também se dizem satisfeitas com os trabalhos desenvolvidos pelos policiais, como afirmou como afirmou Maria Laudijane Melo, mãe de três dos jovens patrulheiros. “Há quatro anos eles participam e gostam muito, aconselho aos pais que também incentivem os seus filhos a participar. E a ideia de realizar atividades nas praças é maravilhosa”.

Para o coordenador-geral do Ronda no Bairro, a comunidade do Jacintinho só tem a ganhar com o novo comando da Base Comunitária.

“Eu fico muito feliz em poder participar desse momento, tenho certeza que empenho não faltará ao Rocha Lima para tornar cada vez mais acessíveis e eficazes os serviços prestados pela Base à população, além de fortalecer a parceria que já existe entre a Base e o Ronda no Bairro”, avaliou Maxwell Santos.

Ronda no Bairro

O programa está em processo de expansão nas áreas comerciais de Maceió. Desde o dia 4 de janeiro, o Ronda atua na área do Jacintinho, em dois turnos de serviço. São 60 agentes de proximidade que realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde e a Escola Municipal Lamenha Lins.

No último dia 10, o programa foi lançado na orla marítima de Maceió, onde 132 agentes de proximidade realizam rondas nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica, nas quatro modalidades de patrulhamento.

É uma inicitaiva do Governo de Alagoas, sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).