Educação

Alunos do Ifal Maceió podem ser expulsos após trote com substância química

Responsáveis pelos atos de agressão foram identificados e podem ser expulsos da Instituição

Por Giulianna Albuquerque 19/03/2018 08h08
Alunos do Ifal Maceió podem ser expulsos após trote com substância química
Instituto Federal de Alagoas (Ifal Maceió) - Foto: Ifal

Duas alunas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do campus Maceió foram feridas por veteranos por uma mistura conhecida como “sangue de diabo” e precisaram de atendimento médico. O fato aconteceu durante um trote ocorrido, na última sexta-feira (16), em uma das salas de aula do bloco de Química  da Institutição.

Ao tomar ciência dos fatos, a gestão do Ifal enviou pessoal para monitorar o pátio do Instituto, atendeu e acompanhou as alunas, que não tiveram os nomes divulgados, no setor médico. Os pais foram comunicados. Há suspeitas que na substância lançada na parte superior do corpo das vítimas tenha se adicionado amônia. 

A assessoria de comunicação do Ifal informou, por meio de nota oficial, que uma das alunas atingidas foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outra aluna aguardou a mãe no setor médico para levá-la ao Hospital Unimed. Também há relatos discentes de fatos de agressão ocorridos em ônibus escolar e no entorno do Campus, que também estão sendo apurados.

Ainda de acordo com a assessoria, os responsáveis pelos atos de agressão foram identificados e responderão de acordo com os normativos discentes, visto que trotes e calouradas são proibidos pela Portaria nº 24, da Direção Geral do Campus Maceió, de 12 de fevereiro de 2016, que prevê a penalidade de expulsão de transgressores.

Confira a nota na íntegra:

Tendo em vista os fatos ocorridos na última sexta-feira, dia 16/03/2018, no Ifal Campus Maceió, onde existiram episódios de trotes violentos a estudantes, a gestão do Ifal Campus Maceió informa que, ao tomar ciência dos fatos ocorridos, direcionou pessoal para monitorar o pátio do Instituto. Cabe esclarecer que os fatos ocorreram em uma sala de aula do bloco de Química. A gestão atendeu e acompanhou prontamente as alunas no setor médico. Os pais foram comunicados. Uma das alunas atingidas foi levada à Unidade de Pronto Atendimento - UPA e outra aluna aguardou a mãe no setor médico para levá-la ao Hospital UNIMED. Enquanto aguardava, teve toda assistência médica. Também há relatos discentes de fatos de agressão ocorridos em ônibus escolar e no entorno do Campus, que também estão sendo apurados.

A gestão do Ifal Maceió repudia veementemente todos os fatos ocorridos e reafirma o compromisso com a comunidade acadêmica e a responsabilidade sobre a apuração dos fatos. Os responsáveis pelos atos de agressão foram identificados e responderão de acordo com os normativos discentes, visto que trotes e calouradas são proibidos pela Portaria nº 24, da Direção Geral do Campus Maceió, de 12 de fevereiro de 2016, que prevê a penalidade de expulsão de transgressores. A gestão do campus reforça também que a prática de trote é forma de constrangimento tipificada como crime pelo artigo 186 do Código Penal, e que providências sobre o caso também serão solicitadas a autoridades competentes.

Pedimos desculpas pelos transtornos,
e agradecemos pela atenção.
Atenciosamente,
Gestão Ifal Campus Maceió