Cidadania

Conselho de Direitos LGBT realiza eleição de membros

O resultado da eleição será no dia 27 de março

Por Secom Maceió 20/03/2018 17h05
Conselho de Direitos LGBT realiza eleição de membros
Conselho de Direitos LGBT realiza eleição de membros - Foto: Assessoria

Representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT – (CMDC/LGBT) – reuniram-se nesta terça-feira (20) para eleger seus representantes para o biênio 2018-2020. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Participaram da votação representantes de Organizações da Sociedade Civil que desenvolvem ações de  defesa dos direitos e da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Transgêneros e demais identidades de gênero e sexual especificada na sigla LGBT, em qualquer segmento das atividades humanas, comprovadamente sem fins lucrativos e que desenvolvem suas atividades em Maceió.

Concorreram às vagas a ABL, ACTTRANS, afinidades GLSTAL, ASTTAL, Codebentes, Construção Jovem, CMP, Famecal, Grupo Gay de Maceió e Pró-Vida. Serão eleitas para compor o Conselho como titulares as sete entidades mais votadas, ficando as demais entidades na condição de suplentes.

A representante da instituição Pró-Vida, Fabíola Silva, falou sobre a importância da eleição. “O conselho é o canal de diálogo para a formulação de políticas públicas. Essa eleição de forma democrática empodera o movimento social e une o Conselho com a sociedade civil,  fortalecendo a luta pelos direitos LGBT contra o  preconceito e a intolerância”, ressaltou Fabíola.

De acordo  com o coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, Roberto Junior, esse é o segundo mandato do Conselho LGBT. “É muito importante a participação das Organizações da Sociedade Civil junto ao controle social do Município. Essa é a primeira vez que o Conselho será composto paritariamente com relação à identidade de gênero e identidade sexual. Teremos a representação de gays, lésbicas, travestis e transexuais”, explicou Roberto.

O resultado da eleição será no dia 27 de março. A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 10 de abril de 2018. O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT tem caráter paritário e deliberativo e é vinculado à Coordenação de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O CMCD/LGBT tem por finalidade a formulação e a construção de diretrizes e políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para a defesa dos direitos do seu público-alvo. O órgão também fiscaliza e cobra o cumprimento da legislação asseguratória dos direitos da cidadania LGBT.

Tags: