Geral

Energia elétrica é retomada em Alagoas após três horas de apagão

A causa do pagão ainda está sedo investigada.

Por Redação 21/03/2018 19h07
Energia elétrica é retomada em Alagoas após três horas de apagão
Energia elétrica é retomada em Alagoas após três horas de apagão - Foto: Cortesia / Isa Mendonça

Nesta quarta-feira (21), Alagoas ficou aproximadamente três horas sem energia elétrica. Interrupções no fornecimento de energia foram registradas em diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Sergipe. A causa do pagão ainda está sedo investigada.

O problema afetou todos os municípios de Alagoas. Em Maceió, por exemplo, todos os semáforos ficaram apagados causado transtorno no trânsito.

Empresas e escritórios também fecharam as portas por conta da falta de energia, comprometendo praticamente toda a tarde de produção.

Na capital alagoana, a energia voltou a ser restabelecida, paralelamente, por volta das 18h20. O Operador Nacional do Sistema Eletríco (ONS), orgão responsável pela gestão do serviço, informou que a, a partir das 18h, o fornecimento será retomado, aos poucos em todas as regiões afetadas do Brasil.

Confira a nota do ONS na integra

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas.