Geral

Maternidade do Hospital Universitário fecha por tempo indeterminado

Motivo seria a superlotação da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal

Por Redação com assessoria 26/03/2018 15h03
Maternidade do Hospital Universitário fecha por tempo indeterminado
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - Foto: Divulgação

A maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) será fechada, a partir desta segunda-feira (26), por tempo indeterminado. O anúncio foi feito nesta tarde, por meio da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

De acordo com o anúncio, o motivo para o fechamento é a superlotação da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. No momento, existem 14 recém-nascidos internados, mas o hospital só dispõe de dez leitos para essa modalidade de internação.

A transferência das gestantes, com indicação de resolução absoluta, para outros hospitais foi solicitada pela gestão do HUPAA. Em ofício, enviado para a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal e Coordenação do Centro de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, o superintendente em exercício explica o motivo do fechamento temporário e solicita cooperação.

Leia abaixo nota na íntegra:

Com os nossos cumprimentos vimos respeitosamente comunicar do fechamento temporário da maternidade e Uti Neo do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes HUPAA-UFAL/EBSERH, em virtude de superlotação da UTI Neonatal.  No momento com 14 RNs, porém nossa capacidade é de 10 leitos e com um agravante de não termos respiradores para atender essa demanda, colocando em risco iminente de termos um desfecho grave, que seria o óbito desses RNs.

No que diz respeito a nossa maternidade, estamos com 04 gestantes, incluindo 01 gemelar, internadas com indicação de resolução imediata e sendo necessário uma atitude urgente por parte dos gestores para transferência dessas gestantes, devido à ausência de condições para receber esses RNs.