Polícia

Equipes do Ronda no Bairro encontram criança perdida na Jatiúca

Mãe pediu ajuda aos agentes de proximidade e o passeio em família teve um final feliz

Por Agência Alagoas 27/03/2018 11h11
Equipes do Ronda no Bairro encontram criança perdida na Jatiúca
Desde o último dia 10, 132 agentes de proximidade atuam nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica - Foto: André Palmeira

“Eu me desesperei. Em uma fração de segundo, meu filho não estava mais na minha frente, andando de bicicleta. Eu comecei a procurar e não consegui encontrá-lo, foi nesse momento que pedi ajuda aos policiais do Ronda no Bairro”, relatou Yêda Moura Bonfim, mãe de D.M.B, de 7 anos. Passear pela orla da praia de Jatiúca é algo normal no dia a dia da família, mas na noite da segunda-feira (26), a diversão teve momentos de desespero.

Após o pedido da mãe, todas as guarnições do perímetro onde a criança havia se perdido entraram em alerta e iniciaram uma varredura na região e conseguiram encontrar o menino nas imediações do Corredor Vera Arruda.

“Eu só tenho a agradecer a vocês do Ronda, todos foram muito solícitos comigo. Acalmaram-me e imediatamente começaram a procurar pelo meu filho e o encontraram. Com certeza eu me sinto mais segura com a presença do policiamento e eu pude ver o quão eficiente é o trabalho desenvolvido por vocês”, comemorou Yêda.

Um dos objetivos dos agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro é criar vínculos com a população, é tornarem-se referência de cuidado e proteção para moradores, comerciantes, frequentadores e turistas nos seus territórios de atuação. Desde o último dia 10, 132 agentes de proximidade atuam nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.

“Toda a tropa ficou muito feliz com o desfecho positivo da ocorrência. Poder ajudar as pessoas é extremamente gratificante para nós e a sociedade pode contar conosco em qualquer situação”, concluiu o tenente RR Vieira, um dos comandantes do Ronda no Bairro na orla de Maceió.

Além do patrulhamento de proximidade, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social, composta por psicólogas e assistentes sociais. As profissionais têm a responsabilidade de realizar diagnósticos socioculturais nos territórios, articular parcerias para requalificação de espaços mútuos degradados e para a realização de atividades esportivas e artísticas nesses ambientes.

O programa

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP);  Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Ele tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

A área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa e, desde o dia 4 de janeiro, 60 agentes de proximidade realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta em dois turnos de serviço, com a  aprovação d o sistema de segurança pela população.