SALDO NEGATIVO

Número de passageiros de ônibus cai 7% no primeiro trimestre, diz Sinturb

Sindicato aponta diminuição de passageiros devido a presença de clandestinos

POR: Redação com assessoria
Usuários de duas linhas de ônibus agora contam com mais viagens
Assessoria

No primeiro trimestre de 2018 as empresas de ônibus que operam em Maceió voltaram a registrar a perda de passageiros. Uma média de 1.245.635 usuários a menos, o que representa 7% se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados registrados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros - Sinturb, a média de passageiros no primeiro trimestre deste ano não fechou com saldo positivo. 

Em Janeiro foi registrado uma média de 5.523.821 passageiros equivalentes, ou seja, pagantes. Já no mesmo período do ano passado foram 5.995.417 passageiros.  Fevereiro é considerado pior mês desde que as empresas começaram a operar na cidade, foram apenas 4.954.278 passageiros. Em 2017, foram 5.526.326. Já no mês de Março a diminuição não cessou e foi registado 5.860.634. Em 2017 a média de 6.062.625 passageiros pagantes. 

Com base no contrato 

Desde que assinaram o contrato de licitação em 2015, as quatro empresas já registraram uma queda de 19% no número de passageiros. Os dados 2014 - utilizados como base no contrato, mostram uma média de 20.146.567 usuários no trimestre. Já neste mesmo período de 2018, a média fechou em 16.338.734 passageiros. As empresas nunca transportaram tão poucos passageiros em vinte anos. 

Clandestinos

O Sinturb acredita que um dos principais aspectos para a diminuição de passageiros é a presença de transporte clandestinos em Maceió. No mesmo período em que se constata a queda de passageiros, as equipes do grupo de combate aos clandestinos do Sindicato, flagraram 70 veículos fazendo o transporte irregular de passageiros. 

“Em todos os anos de operação em Maceió as empresas nunca transportaram tão poucos passageiros. A preocupação é que de quatro anos para cá o transporte clandestino ganhou força nas ruas. Uma prática ilegal está atuando e precisa perder força.”, disse Toni Melo, gerente do Sinturb. 

Nesta sexta-feira (6), os representantes do Sinturb e Superintendência Municipal de Transporte e Transito - SMTT, se reúnem no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região para discutir ações de combate aos clandestinos. A reunião faz parte do calendário de atividades do grupo de trabalho de combate criado em dezembro de 2017 pelo Sinturb em parceria com TRT, SMTT, Sinttro e Arsal.

Maceió ônibus Passageiro passageiros de ônibus Sinturb

Veja Também

Comentários