Polícia

Assembleia de militares avaliará proposta de reajuste do governo

Nova proposta é de 10% de reajuste salarial parcelada em quatro anos

Por Redação com assessoria 14/04/2018 08h08
Assembleia de militares avaliará proposta de reajuste do governo
Militares realizam ato em frente ao palácio do Governo e ameaçam aquartelamento - Foto: Cortesia

Centenas de policiais e bombeiros militares lotaram, nesta sexta-feira (13), a rua da Secretaria de Planejamento, Gestão, Patrimônio (Seplag), no Centro de Maceió, durante a reunião entre líderes da associações militares e governo do Estado. 

Para demonstrar a luta por melhores condições de trabalho, os militares mencionaram a todo momento palavras de ordem, trouxeram faixas com mensagens contra o atual governo e ressaltaram a todo momento a insatisfação com a desvalorização do governador.

A proposta de reajuste sugerida inicialmente foi de 6% que seria aplicado da seguinte forma: 3% em 2019; 1,5% em 2020 e 1,5% em 2021. O secretário da Seplag informou que qualquer reajuste acima disso colocaria as finanças do Estado em risco e forçaria o descumprimento do acordo firmado com a União para o prolongamento do pagamento do serviço da dívida pública de Alagoas.

Diante de várias propostas apresentadas pelo governo alguns ajustes foram feitos e os líderes militares apresentaram aos PMs e BMs presentes após a reunião o que foi debatido. Dentre eles: Lei de Promoção - ela vai ser encaminhada em até, no máximo, 15 dias para aplicabilidade; Verba de alimentação e uniforme - reajuste pelo IPCA dos últimos quatro anos; Reajuste da verba de especializadas (Bope, Cavalaria e RP) desde quando foi instituída.

Com relação aos processos de promoção de Subtenentes e Sargentos, cerca de 200 promoções que se encontram travadas serão encaminhadas ao Gabinete Civil e, no caso da reposição salarial ficou em 10% de aumento sendo 4% em outubro de 2019, 2% em 2020, 2% em 2021 e 2% em 2022 mais IPCA. 

Para o Cabo Wellington, presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas, as entidades fizeram uma contraproposta de 29% em cima dos 6% iniciais sugeridos pelo Governo. "O Governo sugeriu depois 8% e não aceitamos, daí fizeram a de 10% parcelada. Particularmente não foi uma proposta coerente essa de dividir o percentual em quatro anos. Vamos colocar todas as propostas em votação na Assembleia Geral que realizaremos na próxima semana",  explicou.

Estiveram presentes na reunião os comandantes-gerais da PMAL e CBMAL, respectivamente Coronel Marcos Sampaio e o Coronel Adriano Amaral, bem como o secretário de Segurança Pública (SSP), Coronel Lima Júnior e os secretários da Secretaria da Fazenda (Sefaz), George Santoro e da Seplag, Fabrício Marques. 

Assembleia Geral

Na próxima terça-feira (17), às 14h, será realizada a Assembleia Geral, no Clube da Associação dos Militares de Alagoas (Assomal), no Trapiche da Barra, onde vai ser deliberado na presença dos policiais e bombeiros militares os pontos da reunião desta sexta-feira.