Saúde

Café combate acne e olheiras; aprenda a fazer máscaras caseiras

Você sabia que o café pode combater a acne e as olheiras?

Por Revista Quem 15/04/2018 10h10
Café combate acne e olheiras; aprenda a fazer máscaras caseiras
Ilustração - Foto: Reprodução/Internet

Muito mais que uma bebida necessária para dar aquele ânimo no dia a dia, o café, mais precisamente seu grão, trona-se o protagonista de diversos tratamentos estéticos. Neste Dia do Café (14), aproveite para colocar a beleza em dia e entender os componentes poderosos do grão. Entre eles estão o combate à acne e às olheiras, que podem ser suavizadas de maneira efetiva por meio de máscaras caseiras. 

A dermatologista Renata Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essa versatilidade dele pode ser explicada por seu efeito anti-inflamatório, que tem reflexos em todo o corpo: “O café atua sobre a circulação, aumentando o fluxo de sangue. Isso evita um acúmulo de toxinas e melhora a oxigenação, o que diminui todo tipo de inflamação, desde acne até celulite”.

O café é um antioxidante natural, porque é rico em flavonoides, compostos bioativos que protegem a derme do efeito dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento prematuro. "A máscara com borra de café é indicada para bolsas sob os olhos e para clarear a pele, suavizando manchas. A cafeína presente no pó do café possui propriedades clareadoras e firmadoras”.

Quer passar no corpo também? Então saiba que ele também é eficaz para diminuir a retenção linfática. Isso significa que ele é um agente que detona e elimina a gordura do corpo. E cientificamente falando: a cafeína tem o poder de transformar a gordura em ácido graxo e glicerol, estimulando a eliminação dos seus excessos na célula. “A celulite é uma inflamação crônica, marcada pela gordura aprisionada nos tecidos, que dificulta a renovação celular”, explica

Mas cuidado: tanto na máscara quanto na aplicação do corpo, modere o uso do grão. "É importante, no entanto, não ultrapassar a frequência de duas vezes na semana. Esfoliada em excesso, a pele fica ressecada, porque perde a matriz lipídica, uma gordura necessária à derme. A esfoliação pode ser feita também na foliculite, comum no bumbum de muitas mulheres”. Veja as receitas: 

REDUÇÃO DE OLHEIRAS
Junte uma pequena porção de pimenta-do-reino com um pouco de borra que tenha restado do café que preparou. Depois, junte o óleo de coco à mistura. Você não vai usar porções definidas. Só necessita misturar esses ingredientes a gosto. Feita a máscara, já pode aplicar nas olheiras. Use os dedos, cuidadosamente, e faça massagens suaves. Aguarde entre cinco a dez minutos para a mistura atuar. Irá notar que a máscara vai ressecar em cima da pele. Depois, para tirá-la basta lavar com água. Por fim, aplique o seu hidratante habitual. Ideal fazer à noite.

MELHORA DA ACNE 
2 (duas) colheres de sopa de borra de café
1 Clara de ovo batida em neve
1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas

Misture todos os ingredientes até que você obtenha uma pasta arenosa. Antes de tomar banho, aplique essa mistura no rosto e tenha bastante cuidado para não esfregar a área dos olhos. Faça sempre movimentos circulares e tenha controle da força para que a mesma não seja demasiada e acabe agredindo o seu rosto. Na área dos olhos, aplique a máscara com bastante cuidado. Depois de aplicar os movimentos, deixe que a máscara haja na pele por 10 minutos. Depois disso, retire a máscara que você fez com água em temperatura ambiente (ou morna, aproveitando a água do banho). Seque o rosto com cuidado e aplique o creme que você já aplica normalmente. Se a pele é oleosa, use cremes que não utilizem óleos em sua composição.

O melhor horário de utilizar a máscara é antes de dormir, já que depois disso você não entrará em contato direto com o sol, evitando o aparecimento de manchas. 

ESFOLIAÇÃO COM BORRA E MEL 
Sabonete neutro específico para o seu tipo de pele
Meia xícara de borra de café (200 g)
03 colheres de sopa de mel (bem cheias)

Lave o rosto com o sabonete neutro para deixar a sua pele preparada para a ação que vem a seguir. Com o rosto limpo, misture os ingredientes num recipiente até que você obtenha uma mistura homogênea. Aplique a mistura no rosto, sempre fazendo movimentos circulares. Para facilitar esse processo, utilize um pincel de maquiagem se preferir. Deixe que a máscara descanse no rosto por 10 minutos e então, enxágue com água em temperatura ambiente.