Cultura

Prefeitura apresenta programação da Festa Literária do Graciliano Ramos

Festa vai homenagear cantor Djavan e o escritor Félix Lima Júnior

Por Secom Maceió 17/04/2018 14h02
Prefeitura apresenta programação da Festa Literária do Graciliano Ramos
Prefeitura e moradores apresentam programação da Fligraça - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O Conjunto Graciliano Ramos, na parte alta da cidade, vai sediar entre os dias 25 e 28 de abril a I Festa Literária do Graciliano Ramos (Fligraça). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Nesta terça-feira (17), a programação oficial da Fligraça foi apresentada à imprensa, durante café da manhã na Associação de Moradores da comunidade.

A Fligraça, realizada a partir de uma parceria entre a Associação Cultural Lagoa do Sul e a Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, vai promover mesas de debates, saraus literários, contação de histórias e apresentações culturais.

“Nós estamos trazendo essa festa por meio de uma associação de forças, um evento que reúne incentivo à leitura e outras artes, para marcar a agenda cultural da cidade. Na Fligraça, duas personalidades importantes que fazem parte da história serão homenageadas, como é o caso do cantor alagoano Djavan que reúne música e literatura de forma brilhante”, pontuou o diretor de Políticas Culturais da Fmac, Marcos Sampaio.

O outro homenageado é o escritor Félix Lima Júnior, autor do clássico Maceió de Outrora.

De acordo com o presidente da Associação, Edivaldo dos Santos, a ideia é inserir a Fligraça no calendário letivo das escolas da localidade. “A Prefeitura está nos ajudando a fazer essa festa literária e a expectativa é muito grande. Toda a comunidade está curiosa para saber como vai ser a festa e estamos empenhados para promover um grande evento para a comunidade do Graciliano Ramos e todos os outros maceioenses que queiram prestigiar o evento”, disse o líder comunitário.

O evento terá curadoria do produtor cultural Carlito Lima, responsável pela realização da Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal), realizada no passado.

“É um evento de incentivo à leitura. No Brasil se lê muito pouco e é na leitura que as pessoas se desenvolvem. O prefeito Rui Palmeira entrou em contato comigo durante a Flipontal e me pediu para organizar este ano, além do Graciliano Ramos, outras feiras nos bairros Bebedouro, Jacintinho, Fernão Velho e Ipioca”, ressaltou.

As atividades ocorrerão simultaneamente no auditório da Associação dos Moradores, na Praça Graciliano Ramos e em escolas do bairro. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 25 de abril com as apresentações de Fernanda Guimarães e Jaques Setton.