Geral

Moradias condenadas pela Defesa Civil começam a ser demolidas

Por Assessoria 19/04/2018 11h11
Moradias condenadas pela Defesa Civil começam a ser demolidas
Demolição de casas desocupadas na Grota Santo Amaro - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), iniciou, nesta quinta-feira (19), a demolição de residências localizadas em áreas de risco na capital alagoana. Nesta primeira etapa, serão 39 moradias já desocupadas e localizadas no bairro de Santo Amaro, parte alta da cidade.

O secretário da Semscs, Coronel Ivon Berto, falou sobre como se deu o processo para a demolição. “É a finalização de uma etapa. Nós concluímos a parte do planejamento por meio das secretarias que fazem parte dessa comissão. Deste modo, já temos a definição de 526 localizações de casas condenadas. E aí a Sesmcs, mesmo antes da conclusão do processo licitatório que contrata uma empresa terceirizada que nos dar o suporte na demolição, antecipa esse processo preocupada com a questão das chuvas dos meses de maio e junho em Maceió”, pontuou.

As residências foram condenadas e mapeadas pela Defesa Civil municipal após as chuvas que atingiram a cidade no ano passado. Outros imóveis que ficam próximos a encostas e oferecem risco de desmoronamento também serão demolidos.

Uma comissão formada por representantes de diversos órgãos municipais está responsável pelo planejamento e execução de cada etapa do processo. O cronograma está sendo definido nas reuniões semanais, sempre após a avaliação do que já foi realizado e a projeção é que, a cada semana, uma área seja atendida.

Parceria

Além da Semscs, os órgãos municipais envolvidos na operação são Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil. A Eletrobras também participa da ação.

O titular da Semscs destaca a importância do trabalho conjunto das outras secretarias na coordenação do processo de demolição. Ele cita o trabalho da Semas na orientação das famílias e na questão do aluguel social. E, em seguida, o engajamento da Sedet para que as famílias fossem contempladas com novas moradias.

Por fim, o secretário adiantou que já estão sendo feitos monitoramentos em outras áreas da cidade para mapear futuras demolições. Há pelo menos oito locais de riscos que já estão sendo mapeados em Bebedouro, Chã de Bebedouro, Grota da Santa Helena, Cambona.