Geral

Defesa Civil registra ocorrências após fortes chuvas em Maceió

Por Assessoria 23/04/2018 08h08
Defesa Civil registra ocorrências após fortes chuvas em Maceió
Monitoramento vem sendo feito pela Defesa Civil de Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil está em plantão neste domingo (22) em decorrência do volume de chuva registrado em Maceió. Nas últimas horas, das 0h às 9h, o órgão informou que choveu uma média 135,4 milímetros na capital, o que causou alagamentos, transbordamento de rios, deslizamento de terra, queda de coqueiro e desabamento de imóveis. Segundo a Defesa Civil, 13 ocorrências foram registradas até esta manhã, todas sem vítimas.

Ainda em relação à pluviometria, os dados divulgados nesta manhã pela Defesa Civil apontam que a chuva registrada até hoje em Maceió já ultrapassou em mais de 100 milímetros o volume previsto para todo o mês de abril. Eram esperados 207 mm até o dia 30, no entanto já choveu 321,4 mm. Esses dados são monitorados pela Defesa Civil por meio dos pluviômetros instalados em 14 áreas de Maceió, além da estação do (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil). 

Ocorrências

Quanto às ocorrências, o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, explicou que o maior número é referente a alagamentos. “Houve deslizamento de terra em Bebedouro, Chã da Jaqueira e Benedito Bentes. Dois imóveis desabaram, sendo um no conjunto Frei Damião e outro na Grota da Moenda. Trecho da Avenida Pierre Chalita, em Jacarecica, está interditado em decorrência do aumento do nível do riacho. Em Bebedouro, a avenida principal do bairro também está alagada”, relatou. 

As demandas decorrentes das chuvas estão sendo acompanhadas por equipes da Defesa Civil, com suporte das secretarias de serviço, a exemplo da Infraestrutura (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Limpeza Urbana (Slum). Para qualquer ocorrência, a orientação é de que a população acione a 0800 030 6205 e pelo 3315 -1437, ou o Corpo de Bombeiros no 190.