Política

Especialistas defendem iniciativas para melhorar qualidade de vida das pessoas com parkinson

Audiência pública realizada na Câmara foi proposta pela vereadora Tereza Nelma

Por Câmara Municipal de Maceió 23/04/2018 09h09
Especialistas defendem iniciativas para melhorar qualidade de vida das pessoas com parkinson
Audiência pública na Câmara - Foto: Assessoria

Discutir políticas públicas voltadas para as pessoas com parkinson e disseminar informações sobre a doença para a sociedade. Esse foi o propósito da vereadora Tereza Nelma (PSDB) ao realizar uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, na manhã da sexta-feira (20).

Na abertura, a vereadora Tereza Nelma?—?autora da lei que instituiu o Dia Municipal de Orientação do Parkinsoniano, ressaltou a importância de se falar sobre a doença, já que a cada ano mais pessoas são acometidas por ela.

“Apesar de ainda não haver um tratamento definitivo para a doença, ela é mais comum do que se imagina. Infelizmente, tenho certeza que quase todos os presentes aqui, ao menos conhece ou ouviu falar de alguém com parkinson. Isso é mais um motivo para falarmos sim sobre o assunto, promover campanhas educativas e galgar novas leis que venham a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.”, disse Tereza.

A audiência contou com a palestra da neurologista Cícera Pontes, que mostrou dados relativos à doença no Brasil e no Mundo, assim como os cuidados paliativos e apoio recebido pelos pacientes através de centros de apoio, como a Associação Parkinson Alagoas, da qual a neurologista é presidente.

“Até o dia de hoje a doença de parkinson é intrigante, porque há muitos sintomas que ainda não conseguimos tratar. Quando chega o paciente nosso, o que chama a atenção dos familiares é o tremor, mas nós sabemos que essa não é a única característica. Tem a lentidão, a rigidez e a instabilidade postural. E o que incomoda mais é o tremor, mas nem todo tremor é parkinson. Nós sabemos que é uma doença que maltrata muito e a gente precisa estar ciente dessas situações para fazer um tratamento eficaz de estabilização”, disse a a médica Cícera Pontes.

Passeio Parkinsoniano

A vereadora Tereza Nelma, em parceria com a Associação Parkinson Alagoas e Associação Pestalozzi de Maceió, promoverão o “Passeio Parkinsoniano”, no dia 29 de abril, na Rua Fechada da Ponta Verde, com concentração em frente ao Bar Kanoa, às 8h3

“Será um momento maravilhoso de confraternização e também para chamar a atenção da sociedade de que nós precisamos falar sobre isso. A doença está aí e nós precisamos nos unir para melhorar a vida dessas pessoas. Todos estão convidados”, disse a vereadora.